segunda-feira, 19 de março de 2012

Alimentação para cães idosos

Proteja seu amigo de possíveis problemas de saúde causados pelo avanço da idade 

Os avanços da medicina veterinária e a maior conscientização dos donos a respeito da saúde dos pets aumentaram sua expectativa de vida. E, assim como as pessoas, os cães também precisam mudar sua dieta alimentar com o passar dos anos.
Cachorros entram na chamada maturidade por volta dos 7 anos e são considerados idosos com aproximadamente 11 anos de idade, dependendo de seu porte.


Cachorros mais velhos necessitam de uma dieta menos calórica
Crédito: Flickr/ Creative Commons – onkel_wart

Alguns sinais, como o aparecimento de pelos brancos, são aparentes, mas outros, como perda de massa muscular e comprometimento do sistema imunológico, não são perceptíveis. Além disso, com o passar dos anos, pets ficam mais suscetíveis à obesidade, artrite e têm, com mais frequência, problemas intestinais e dentários.

Menos atividade, menos calorias
Cães idosos necessitam de alimentação menos calórica, porque já não são tão ativos como antes, e seu metabolismo torna-se mais lento. No entanto, é preciso fornecer uma quantidade de proteínas suficiente para ajudar na conservação da massa muscular. Por isso, é preciso evitar alimentos específicos para cães idosos que contenham níveis reduzidos de proteína.

Ômega 6
Esse ácido graxo auxilia a manutenção da saúde da pele e dos pelos do animal e, embora seja produzido pelos cães, com a idade avançada, o nível do ômega 6 tende a diminuir. Introduza esse item na dieta de seu amigo com a orientação do veterinário.

Vitamina E e betacaroteno
Para ajudar a eliminar os radicais livres, que degeneram os tecidos do corpo do animal, o ideal é dar alimentos ricos nesses antioxidantes; eles ainda contribuem para a maior eficácia do sistema imunológico e, portanto, não deixará seu cão vulnerável a doenças.

Mudança lenta e gradual
Durante um período, que pode variar entre 7 a 10 dias, apresente a nova ração ao seu amigo; 25% do total que ele consome devem ser preenchidos com essa comida nos dois primeiros dias. Aos poucos, vá aumentando a quantidade até chegar a 100%.

Exames periódicos ao veterinário
Cães idosos precisam ir com mais frequência ao médico para avaliar a presença ou o progresso de doenças crônicas. Assim, seu “velho” amigo terá uma vida melhor e, possivelmente, sem surpresas.

Fonte:
petmag.uol.com.br/artigos
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário