quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Como determinar a idade de seu cachorro?

Entenda como os veterinários identificam a idade de um animal adulto


Você acaba de adotar um cachorro adulto de um abrigo de animais. E para comprar a ração adequada para ele, bem como promover os cuidados adequados para o pet, é importante saber a idade dele. Diante desse impasse, como saber quantos anos tem o animal?

Em primeiro lugar é preciso entender que existem métodos para fazer essa identificação, mas não trata-se de uma ciência exata, mesmo entre os veterinários mais experientes. No entanto, existem alguns sinais físicos que ajudam a encontrar a idade aproximada do cachorro ou gato.

Dentes
Assim como os seres humanos, os filhotes também perdem seus dentes de leite e desenvolvem dentes de adultos. Até os seis meses, todos os dentes do filhote são substituídos pelos dentes permanentes. A partir de então, os veterinários analisam o desgaste do dente, bem como a quantidade de tártaro acumulado para determinar a idade do animal.
Até os dois anos, por exemplo, os molares dos cães tendem a ter uma quantidade amena de tártaro. Já a partir dos cinco anos o tártaro é mais evidente e afeta os dentes caninos também. Em cães mais idosos é comum que os dentes incisivos estejam desgastados ou já tenham caído. Vale lembrar que o método pode falhar dependendo da dieta alimentar e se ele tem os dentes escovados com frequência.
Olhos
A retina e o cristalino também dão sinais de desgaste com o avanço da idade. Animais a partir dos seis anos já apresentam pequenas linhas ao redor dos olhos, que apesar de não afetarem a visão, podem ser confundidas com a catarata.

Pelo
Muitos animais de pelo escuro desenvolvem ao redor do focinho umapelagem grisalha ou até mesmo branca quando com idade avançada. Mas como este processo pode demorar mais tempo para alguns do que para outros, além de não poder ser aplicada facilmente em animais de pelo branco, este não é um método muito indicado. Como estimar a idade de um cão adulto não é muito preciso, a maioria dos veterinários trabalha com uma estimativa que varia de dois a quatro anos.

Fonte:
petmag.uol.com.br/noticias
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário