sábado, 25 de fevereiro de 2012

Coça daqui, coça dali: é pulga!

Saiba como manter longe do seu animal as pulgas e os carrapatos,

parasitas que podem trazer doenças graves até mesmo para os humanos


Crédito: flickr

Não importa a época do ano, as pulgas e carrapatos estão entre os problemas mais comuns em cachorros e gatos. Isto porque é fácil se infestar nas ruas, nos pet shops, em um simples contato com outros animais ou até em ambientes já contaminados.

Muito mais que coceira
Tanto nos pets quanto nos humanos, o mal não se resume a uma coceira incômoda ou irritação na pele. As pulgas e carrapatos podem transmitir doenças graves. “Cachorros e gatos alérgicos têm dermatites que, se não tratadas, podem se tornar sérias inflamações. Se os parasitas não forem eliminados, há o risco de transmitirem vermes que causam anemia e, ainda, propagar doenças para outros cães ou para as pessoas”, alerta Dr. Leonardo Brandão, Doutor em Medicina Veterinária e Gerente de Produtos da Operação Animais de Companhia da Merial, fabricante dos antiparasitários Frontline®.

Com os carrapatos o problema é ainda pior, pois podem transmitir zoonoses, ou seja, doenças que passam de animais para pessoas. A febre maculosa e a erliquiose são enfermidades agudas cujos maiores transmissores são os carrapatos do tipo Amblyomma Cajennense, mais conhecidos como carrapato-de-cavalo ou carrapato-estrela.

NÃO SE ENGANE
“Um gato de apartamento nunca vai ter pulgas."
As pulgas sobrevivem em qualquer ambiente, interno ou externo. Muitas vezes, as casas ou apartamentos oferecem até condições mais propícias para a proliferação e para o esconderijo de pulgas, sendo que suas larvas ou ovos são muito resistentes a produtos de limpeza. Por isso, é preciso prevenir sempre, mesmo que o animal nunca saia de casa.

"Meu cão está cheio de ‘ovos’ pretos na pele e nos pêlos."
O ovo da pulga é tão pequeno que chega a ser imperceptível. Além disso, é de coloração perolada. Os pontinhos pretos que vemos na pele e nos pelos do animal dos animais são, na verdade, fezes da pulga adulta e o principal alimento das larvas.

"Se meu pet tivesse pulgas, as pessoas também estariam se coçando."
As pulgas dos animais só atacam humanos em último caso, pois preferem cães e gatos. Mesmo assim, o fato de elas não subirem nas pessoas, não quer dizer que não estejam em nossas casas.



Fique de olho pulgas e carrapatos podem aparecer o ano todo, não só no verão.
Crédito: flickr
Tratamento
Hoje, com tecnologia de ponta aplicada aos produtos de uso veterinário, é quase uma brincadeira exterminar pulgas e carrapatos. Os atuais medicamentos têm ação prolongada, estendendo sua função também à eliminação de ovos e novos parasitas adquiridos depois do tratamento.
Muita gente se engana ao pensar que as pulgas só aparecem em determinadas estações. Por isso, vale lembrar que o deve ser estar presente o ano todo, como explica o Dr. Leonardo. “Recomendamos sempre o controle periódico adequado e contínuo nos animais de companhia evitando, assim, transtornos mais sérios. O Brasil é um país de clima tropical, quente e úmido, mesmo no outono e no inverno, e em algumas regiões estes parasitas se multiplicam com facilidade. Por isso, os cuidados devem ser tomados durante todo o ano”, encerra o veterinário.

Serviços:
Frontline® Topspot – cães e gatos
Atua diretamente contra pulgas, carrapatos e piolhos adultos.
Indicado também para filhotes e fêmeas prenhes ou em lactação.
Ação prolongada contra reinfestação.
Aplicação sob o pelo da nuca do animal.

Frontline® Plus – cães e gatos
Atua diretamente contra pulgas, carrapatos e piolhos adultos, além de ovos e larvas das pulgas.
Quebra o ciclo de desenvolvimento do parasita.
Ação prolongada contra reinfestação.
Aplicação sob o pelo da nuca do animal.

Frontline® Spray – cães e gatos
Alívio imediato contra pulgas e carrapatos.
Indicado também para filhotes e fêmeas prenhes ou em lactação.
Ação prolongada, evitando que novos parasitas se hospedem no animal.
Aplicação em forma de spray

Fonte:
petmag.uol.com.br/revista
Link:
http://petmag.uol.com.br/revista/coca-daqui-coca-dali-e-pulga/

Nenhum comentário:

Postar um comentário