quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cães vítimas de enchentes em MG recebem doações de medicamentos

Vacinas, antipulgas e anti-inflamatórios foram entregues ao CCZ de Conselheiro Lafaiete para auxiliar no tratamento e combate de doenças dos animais vítimas das cheias em Minas Gerais.

Milhares de cães foram vitimados pelas enchentes que vem castigando o estado de Minas Gerais.
Para amparar parcela desses animais, foram doadas centenas de doses de anti-inflamatório, da vacina Recombitek e do antipulgas Frontline, da Merial, ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade de Conselheiro Lafaiete (MG). Outra doação foi feita à WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal, ONG parceria da empresa na campanha anual de vacinação contra a cinomose em cães.

Os produtos doados compõem, em conjunto, um completo programa sanitário para a prevenção e o combate das principais doenças que acometem os cães.

“Temos o compromisso com o bem-estar animal, seja no dia a dia, seja em ocasiões de desastres naturais como os que ocorreram em anos anteriores no Rio de Janeiro e em Santa Catarina”, disse o médico veterinário Leonardo Brandão, gerente de vacinas da Merial.

Somente neste início de ano, foram 137 cidades em estado de emergência por causa da chuva em Minas Gerais, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Milhares de pessoas foram obrigadas a abandonar suas casas temporariamente e outras não poderão voltar aos imóveis danificados pelas enchentes. Segundo a Defesa Civil, o número de desalojados bateu os 46.970, enquanto o de desabrigados é de 3.145, um total de 50.115 pessoas fora de casa no estado.

A WSPA organizou um estudo das áreas que sofreram o maior impacto das chuvas nos animais de estimação. Durante uma semana, dois especialistas em desastres da Costa Rica estiveram 24 municípios mineiros, a fim de diagnosticar a real situação dos animais de pequeno e de grande porte da região.

Com o objetivo de atender 6 mil animais nos 10 municípios que tiveram maior número de animais domésticos afetados pelas inundações, a ONG então colocou em prática um plano de operação nas cidades de Guidoval, Além Paraíba, Dona Eusébia, Guiricema, Divinópolis, Congonhas, Mário Campos, Juatuba, Itabirito e Barbacena.

Em 2011, a WSPA teve papel importante no resgate e tratamento de milhares de animais vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. No total, foram distribuídas 13 toneladas de ração em 5 municípios. Cerca de 3 mil animais foram beneficiados com alimento e atendimento básico, 230 cães e gatos vacinados contra doenças, e foram esterilizados mais de 120 animais que vivem em áreas de risco.


Fonte:
petmag.uol.com.br/noticias
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário