sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Canil em más condições que abrigava 26 cães é fechado em Ribeirão Preto (SP)

Cão da raça pitbull é deixado em cela precária de canil em Ribeirão Preto (SP)
José Bonato Especial para o UOL Notícias Em Ribeirão Preto (SP)

A Delegacia de Proteção aos Animais de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) interditou um canil na noite desta quinta-feira (6) sob a alegação de que o local não apresentava condições sanitárias adequadas para abrigar cachorros.

Policiais, agentes de saúde e veterinários encontraram 22 cães adultos e quatro filhotes. Alguns deles estariam doentes. Os cachorros, das raças rottweiler, pitbull e pastor-alemão, são alugados para serviços de vigilância.

De acordo com o delegado Marcos César Borges, o proprietário do canil vai ser multado e responderá por crime de maus-tratos contra animais, cuja pena varia de seis meses a um ano de prisão. “Os bichos estavam em condições degradantes. A pena para esse tipo de crime deveria ser maior”, disse.

Segundo o delegado, havia sacos de ração no canil com prazo de validade vencido e que estavam estocados de forma irregular. “Os medicamentos eram guardados dentro de uma geladeira, junto com alimentos.”

A polícia fez contatos na manhã desta sexta-feira (7) com organizações de proteção a animais para tentar encontrar um local para os cães. O Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Preto não dispõe de espaço para receber os animais, segundo o delegado.

O proprietário do canil, Julio Cesar Matos, não foi encontrado pela reportagem do UOL Notícias para se manifestar sobre o assunto. Um funcionário do canil, que se identificou apenas como Ademir, afirmou que desconhece o paradeiro do patrão. "Os animais ficam aqui porque estão sob tratamento de saúde", disse o rapaz.

Segundo Borges, o dono dos animais declarou à polícia que possui 300 cães de aluguel. “Essa atividade não é crime, mas quem atua no setor deve respeitar o que determina a legislação, o que não é o caso desse canil”, disse o delegado.

Os cães costumam ser alugados para vigiar prédios em construção. Os animais ficam soltos nos canteiros de obras à noite e nos finais de semana.

Em maio deste ano, um rottweiler usado para fazer a segurança de um prédio em construção escapou e atacou uma das pernas de um menino que passava pelo local, no bairro João Rossi, zona sul de Ribeirão Preto.
Fonte:
Noticias.uol.com.br/cotidiano
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário