sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Enriquecimento ambiental para gatos

Por Equipe Cão Cidadão


Quando nos referimos a enriquecimento ambiental, pretendemos criar um ambiente saudável que melhore o bem estar físico e mental do animal. Levamos em conta os comportamentos naturais dos gatos e temos que imaginar como estimulá-los a se manifestarem no ambiente doméstico. Principalmente os animais que são mantidos sem acesso a rua, tem a necessidade de um ambiente mais estimulante.
Os benefícios são muitos, para o animal o fim do tédio, melhora e prevenção de quadros de ansiedade, obesidade, stress e agressividade. Para os proprietários melhora ou prevenção da destruição de móveis e cortinas micção inapropriada e até agressividade.

Arranhar e escalar
Gatos adoram escalar e até dormir em locais altos, onde se sentem mais seguros e podem observar o território. Outra dica é instalar um trecho de carpete na parede para facilitar a escalada do felino, para o alto dos móveis ou prateleiras.
Se o gato não pode sair de casa, não deixe de aproveitar a janela, colocando um beiral, prateleira ou móvel junto a ela. Ele pode se entreter por um bom tempo apenas observando.
Os arranhadores, evitam que os gatos estraguem os móveis, e o melhor é instalá-los próximos dos locais de descanso, das entradas e entre dois ambientes. Eles podem ter diferentes texturas (carpete sisal, tecido) e formatos (poste, placa, disco, tapete) e estar instalados tanto na vertical quanto na horizontal.

Caçar
Instintivamente, nossos bichanos, perseguem e brincam com bolinhas, fitas ou pequenos objetos amarrados numa vareta, como fariam se estivessem caçando. O segredo é fazer o objeto se “esconder” atrás de uma parede ou porta. O gato ataca o objeto no momento exato em que ele começa a desaparecer.

Um olfato superapurado
O olfato não é tão usado para a caça, sua função principal é a comunicação! Feromônios são odores que sinalizam os parceiros sexuais, demarcam território e até revelam quando o animal tenta ser amistoso ou sente medo. Cheiros conhecidos os relaxam, enquanto que cheiros novos e diferentes excitam ou estressam. Há dois feromônios sintéticos, o feliway (F3) que é usado principalmente para reduzir o stress e a marcação urinária. Já o felifrends (F4) é bastante útil quando estamos introduzindo um novo felino na residência.
O catnip produz uma reação de marcação com as unhas ou um comportamento semelhante ao de uma fêmea no cio. Pode ser colocado junto aos arranhadores para estimular seu uso.

Brinquedos inteligentes e jogos eletrônicos
Sim, existem jogos para iPad direcionados especialmente desenvolvidos para entreter os bichanos. E eles garantem que a telinha do iPad e do iPhone são resistentes as unhas dos nossos pequenos. A pioneira a criar esses jogos foi a Apple, mas em seguida a Friskies lançou 3 jogos que podem ser baixados gratuitamente: http://gamesforcats.com/
Da mesma forma que para cães há brinquedos inteligentes para gatos. Nesses brinquedos o gato se entretêm, tentando conseguir o alimento que é colocado dentro deles.

Sem gastar muito
Bolinhas de papel amaçado, fitas, penas, elásticos, bolas de pingue pong são ótimas e simples opções de brinquedos. Você já experimentou jogar uma caixa ou sacola de papelão no chão? Ele imediatamente entrará dentro e isso pode ser usado como entretenimento.
Bolinhas com furos recheadas com petiscos secos podem ser oferecidas entre as refeições.
As ponteiras de laser pode ser usadas para estimular o gato a se exercitar, perseguindo o ponto luminoso.


Texto Claudia Terzian (adestradora e consultora comportamental da Cão Cidadão)
Revisão Alex Candido.
Fonte:
Noticias.r7.com/blogs/dr-pet
Link:
http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet/

Nenhum comentário:

Postar um comentário