sexta-feira, 22 de julho de 2011

POSSE RESPONSÁVEL

O QUE É POSSE RESPONSÁVEL?
 Pelas ruas de nossa cidade, milhares de animais perambulam sofrendo maus-tratos, atropelamentos, envenenamento, e solidão...
 Esses cães e gatos são o resultado da irresponsabilidade de pessoas que deixam seus animais de estimação se reproduzirem indiscriminadamente. Esses animais vão parar na rua, muitas vezes abandonados por seus donos... E, na rua, eles continuam a se reproduzir. A conseqüência disso é a superpopulação de gatos e cachorros, e isso precisa ser combatido pois esses animais dificilmente terão um destino melhor do que a morte.
 A solução para isso é seguir uma simples linha: castração e adoção. Esses itens estão incluídos no que chamamos de posse responsável. Responsável porque a responsabilidade por esses animais é nossa, desde que domesticamos para nos fazer companhia. Agora, eles dependem totalmente de nós.

IMPORTÃNCIA DA CASTRAÇÃO
 Ao contrário do que muita gente pensa, a esterilização de animais não é nenhuma “judiação”. É um ato de amor com seu bichinho. Além de ele não se reproduzir, gerando ainda mais animais num mundo que não comporta tantos (existem mais animais de rua do que pessoas querendo ter um companheiro de estimação), a cirurgia de castração evita que ele se exponha a diversas doenças. Com isso, evita-se também o câncer de próstata em machos e de mama, de ovário e útero em fêmeas. Assim seu bichinho pode viver muito mais a seu lado, e você fica com a consciência tranqüila por nunca ter sido responsável por gerar e abandonar mais animaizinhos pelas ruas.
Os animais castrados continuam sendo ótimos para guarda e companhia. O comportamento deles só fica mais calmo e sociável com os donos e com outros animais. Eles vão continuar tentando agradar a família e protegendo a casa, mas agora sem marcar território com a urina. E a castração ainda evita que os machos escapem para ir atrás de fêmeas no cio e se percam.
A castração evita ainda aborrecimento com machos invasores, barulho de fêmeas no cio e, principalmente, ninhadas indesejadas. O grande problema de filhotinhos, além dos gastos extras com comida e veterinário, é arrumar donos responsáveis para todos eles. Lembre-se que dificilmente nascerão menos de quatro filhotes por ninhada.

Importância da castração em números
- No Brasil, há um cachorro para cada sete humanos e 10% deste total é de animais abandonados.

- Os animais se reproduzem em progressão geométrica. Dessa forma, uma cadela não castrada e seus descendentes gerarão cerca de 64.000 filhotes em apenas sete anos;

- Quando falamos de gatos o número salta para 420.000 novos animais, pois cachorros se reproduzem a cada seis meses, enquanto gatos se reproduzem a cada três meses;
 A solução para esse problema pode resumir numa equação simples: posse responsável + castração.

CASTRE O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!!!
E não faça parte desse problema.. e sim da Solução!

Fonte:
Anjos dos Animais
Link:
http://www.anjosdosanimais.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário