sexta-feira, 6 de maio de 2011

Presenteie sua mãe com um animal abandonado.

Crédito Imagem: Think Stock
Que tal presentear sua mãe neste domingo
com um animal pronto para ganhar um lar?

Uma das datas mais importantes para os brasileiros é o Dia das Mães - que, neste ano, será celebrado no próximo domingo (8). Com ela, vem também a preocupação de acertar em cheio no presente dessa figura importante, que sempre está cheia de amor para dar. Como no coração de mãe sempre cabe mais um - como prega o famoso ditado popular -, que tal aproveitar a data para presenteá-la com um novo filhote e dar um lar e uma família para um animal abandonado?

Pensando nisso, o R7 fez um levantamento dos endereços, telefones e horários de funcionamento de CCZs (Centro de Controle de Zoonose) de 12 cidades brasileiras, espalhadas por todas as regiões do Brasil, que fazem doações de cães e gatos gratuitamente. Para adotar um cão ou um gato, nesses locais, é muito fácil e seguro. Na maioria dos CCZs consultados,o é necessário apenas ter mais de 18 anos, levar RG, CPF e comprovante de residência e assinar um termo de compromisso.

Em alguns locais, as pessoas conseguem retirar o animal no mesmo dia. A exceção são bichos mais bravios, como pit-bull e boxer, que só saem dos canis após um agente da entidade checar as condições psicológicas e habitacionais a que serão submetidos. Os animais já são vacinados, vermifugados e, se forem maiores de seis meses, castrados. Caso não tenham completado a idade certa para a castração, a instituição oferece a cirurgia, gratuitamente, na época adequada.

Para um sistema de controle dos animais, alguns locais instalam um microchip nos os cães e nos gatos. De acordo com o CCZ de Guarulhos, a prática é uma forma de identificação do animal e de seu novo dono.

- O chip é inserido no pescoço do bicho e nele ficam os dados pessoais do proprietário e algumas informações do mascote. Caso ele seja abandonado posteriormente e encontrado por algum agente, as informações serão checadas, e o responsável responderá pelo desamparo.

Por isso, antes de agir pelo impulso, lembre-se de que os animais são seres vivos e não brinquedos. Portanto, não podem ser abandonados e, muito menos, maltratados. De acordo com informações do responsável pela ONG Arca Brasil-Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal , Marco Ciampi, antes de adotar um animal é necessário ter conhecimendo dos 10 mandamentos da posse responsável.

- O primeiro passo é a família estar preparada para a chegada do animal . Analisar se possui recursos necessários para mantê-lo e disponibilidade de tempo para brincar, cuidar e dar carinho.

Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/presenteie-sua-mae-com-um-animal-abandonado-veja-onde-adotar-em-todas-as-regioes-do-brasil-20110506.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário