sábado, 16 de abril de 2011

Comunique-se corretamente com seu cão com truques fáceis.

Os cachorros são mestres em linguagem corporal, mas, infelizmente, o homem não é. Os donos costumam acreditar que, usando a voz, estão pedindo que o cão faça algo, enquanto, na verdade, a posição de seu corpo está dizendo totalmente o oposto.

Para treinar o animal com êxito, você precisa deixar bem claro o que quer - quanto melhor for a comunicação, mais fácil e rápido será o aprendizado dele. Além da voz e da linguagem corporal, comunique-se com ele usando expressões faciais, tato, sinais com as mãos e, como veremos adiante, o clicker (acessório opcional usado no adestramento de cães).

Latir é sinal de alguma coisa
O latido, muitas vezes, é uma reação de um cachorro confuso ou frustrado. É o cão pedindo mais pistas do que você quer dele. Não fique insistindo na mesma ação, volte para a última etapa que ele entendeu. Então, dê-lhe mais algumas indicações do que você quer, cuidando para que os sinais sejam claros.

Linguagem corporal
Os cães respondem à sua silhueta, então tente manter uma postura clara. Use sempre a mão do lado mais próximo do cão para atraí-lo ou fazer sinais, em vez de passar a outra por sobre o corpo. Frequentemente, o animal não entende os sinais que você pensa estar passando a ele, então use a pista de algo mais sutil.

Crédito Imagem: Arquivo Pessoal - Zé Colmeia

Preste atenção em como sua movimentação afeta a do animal - avançar na sua direção o deixará inseguro para aproximar-se novamente. Curvar-se sobre ele pode ser ameaçador, principalmente para cães de porte pequeno ou filhotes, é melhor ajoelhar-se. E sempre lhe dê espaço suficiente para realizar o movimento que pediu.

Sinais manuais
Quando ensinar um truque, comece com movimentos amplos e reduza-os gradualmente. Isso torna os sinais mais claros e fáceis de entender. Se usar sinais manuais para orientar o cachorro em um truque, eles devem ser precisos.

Voz
Tenha cuidado ao usar comandos de voz para evitar confundi-lo. Palavras como "solta" e "volta" podem soar parecidas. Varie o tom da voz de acordo com o comando - mais alto para movimentos para cima e mais baixo, para baixo.

Pontos-chave
- Um cão pode realizar um truque a partir de um comando de voz, de mão ou do corpo.
- O movimento que você usar no início para atrair o cão será a primeira pista visual.
- Quando ele conseguir fazer o truque seguindo apenas o sinal manual, acrescente o comando verbal que deseja usar.
- Use sinais verbais e visuais ao mesmo tempo, para que o cão os associe ao truque.
- Com prática, ele será capaz de realizar truques a partir do comando verbal ou do visual.


Fonte:

FOLHA.COM
http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/903200-comunique-se-corretamente-com-seu-cao-com-truques-faceis.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário