sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Cachorro com bafo pode ser sinal de doença

Primeira visita do seu pet ao veterinário pode acontecer aos nove meses


Prevenção bucal pode evitar doenças nos rins, fígado, coração e articulações
Grosby Group

Cuidar de um cachorro vai além de dar carinho, atenção, comida e água. É preciso que o dono do animal saiba que a saúde do seu companheiro é muito importante e que a prevenção, como nos humanos, é essencial e evitam problemas.

O dentista veterinário e sócio-proprietário do DentistaVet Marco Antonio Leon-Roman conversou com o R7 e explicou que o mau hálito é o primeiro sinal de que a saúde bucal do pet não vai bem.

Em pequenas raças de cães, a primeira visita deve acontecer aos nove meses, devido a retenção de dentes-de-leite. A partir dos dois anos de idade, por exemplo, já existe acúmulo de tártaro, e Leon faz um alerta.

- É errado esperar e ‘deixar juntar mais’ [tártaro] para o tratamento. O proprietário deve procurar imediatamente um especialista.

Jonathan Ferreira, dentista veterinário do Stock Dog e Provet, diz que a prevenção é a melhor saída e a primeira forma de fazer isso é a escovação e depois o acompanhamento com um profissional da área.
Leon ainda destaca que a prevenção pode evitar doenças nos rins, fígado, coração e articulações. E, que infelizmente, muitos proprietários não sabem que a saúde oral de seus animais é importante.

- Seria muito bom diminuir esse número, conscientizando sobre a higiene oral.

Porém, Jonathan explica o motivo do cuidado maior por parte dos donos com os seus companheiros.

- A saúde do pet está tão importante quanto a dos proprietários. Ele é cada vez mais um membro da família.
*Com colaboração de Leonardo Azzali, estagiário do R7

Um comentário:

  1. eu amei esse assunto, poderia falar mais disso, muitos acham que saúde bucal de cachorro é pura frescura, mas sabemos que não é bem assim.
    Sucesso pra você. Beeijos
    http://malditasmusicasdeamor.blogspot.com/

    ResponderExcluir