segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Família recebe labrador com a missão de treiná-lo para ser cão-guia

A estudante Mariah, 13, recebeu neste domingo (19) um novo membro na família: a cadela Havana, de apenas dois meses.

A filhote de labrador já tem definida qual será sua missão no futuro: servir de cão-guia para deficientes visuais. Havana ficará com Mariah e sua mãe, a empresária Patrícia Fernandes, 44, até que complete um ano de vida.

Depois, elas deverão entregá-la para treinadores, que adestrarão a cadela. Então, Havana passará para o novo dono, deficiente visual.

Cachorro labrador que será treinado para servir de cão-guia 
é entregue a Marco Antonio, 47, e Martinas, 5
Crédito Imagem: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Apesar de ter que se separar da nova cachorrinha, provavelmente para sempre (ela poderá voltar para a família ao se aposentar, por volta dos nove anos), a família sabe que será importante na formação da cadela.

Neste período, mãe e filha deverão levá-la ao trabalho e à escola, para andar de ônibus e metrô, a restaurantes, cinemas e shoppings.

Dessa forma, a cachorra se tornará familiarizada com cheiros, barulhos e situações que depois enfrentará na companhia de seus futuros donos deficientes visuais.

Ontem, além de Havana, outros nove filhotes foram entregues a novas famílias.

Eles fazem parte do projeto "Cão-Guia", do Sesi (Serviço Social da Indústria), que treina cachorros para que, no futuro, eles se tornem os olhos de deficientes visuais.

Desde julho, outros 19 cachorrinhos já foram entregues para famílias que têm o papel de socializá-los. Até o final do ano, serão mais três.

No ano que vem, o projeto espera entregar outros cem. Um número expressivo, se considerada a quantidade de cães-guias existentes atualmente no país: cerca de 60, de acordo com o Sesi.

A maior parte deles trazida do exterior, a um custo de R$ 30 mil, conta Ana Eliza Gaido, diretora da divisão de saúde do Sesi, que foi a primeira a acolher um cão.

Os deficientes visuais que receberão os cãezinhos serão selecionados pelo Sesi (as inscrições começarão em janeiro). Inicialmente, terão prioridade trabalhadores da indústria --estima-se que 1.300 possam se beneficiar.

Saiba mais sobre o projeto em sesisp.org.br/caoguia.
Fonte:
1.folha.uol.com.br/cotidiano
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário