quinta-feira, 14 de julho de 2011

Remédios

Por Camila Carnicelli - Médica veterinária
Só sob prescrição do Médico Veterinário!


A falta de conhecimento e algumas crenças populares levam muitas pessoas a medicarem por conta própria seu animal de estimação. Mas essa prática muitas vezes pode complicar ainda mais o quadro do animal e ainda, levá-lo à morte.
Alguns remédios humanos de uso comum podem fazer verdadeiros estragos em cães e gatos, por isso, sempre que o seu animal apresentar qualquer sintoma ou alteração comportamental, procure imediatamente um Médico Veterinário e não siga orientações de leigos mesmo que bem intencionados.
Os animais são diferentes de nós seres humanos quanto à digestão e absorção de substâncias e; muitas vezes, a dose de um medicamento que parece ser inofensiva a uma pessoa pode ser extremamente tóxica a cães e principalmente gatos que possuem alterações no metabolismo das drogas por deficiência de algumas enzimas hepáticas.
Medicamentos à base de diclofenaco, por exemplo, quando ingerido por cães, causam gastroenterites severas, podendo provocar úlceras hemorrágicas que se não tratadas a tempo, podem levar o animal a óbito em algumas horas.
O Ácido Ácetil Salicílico nos gatos, pode provocar vômito, depressão respiratória, febre, gastrite hemorrágica, entre outros sintomas.
Alguns animais, principalmente filhotes, podem ingerir medicamentos acidentalmente, por isso é importante manter remédios longe do alcance de animais domésticos.
Fonte:
bbel.uol.com.br/variedades/
Link:
http://bbel.uol.com.br/variedades/post/remedios.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário