terça-feira, 26 de julho de 2011

Conheça cinco doenças comuns em gatos

Gatos podem sofrer de diabetes, leucemia e, até mesmo, de Aids

Especialista fala sobre cinco doenças bem comum nos bichanos
Crédito Imagem: Getty Images

Muito se ouve falar sobre as doenças que acometem os cachorros, mas, há, também, enfermidades perigosas que atacam os felinos.
A pedidos do R7, a veterinária Stella Pazos, do Hospital Dog Care, listou as cinco doenças mais comuns nos gatos.
A primeira, segundo a especialista, são as doenças respiratórias. Os gatos podem apresentar bastante problemas neste complexo.
Eles podem apresentar secreções verdes bem parecidas com a do homem. Além de, grande dificuldade para respirar, falta de apetite e, até mesmo, uma úlcera na boca.
Stella afima que existe medidas de precaução e o gatinho pode ser vacinado contra esta doença. Há, também, inalação para o pet e tratamento com antibiótico.

- O problema é identificar, nem sempre o felino espirra, por isso é importante ficar de olho no comportamento dele e, principalmente, se está parando de comer.
Outro problema citado pela médica é a leucemia viral felina. Muito semelhante com a humana, esta doença é causada por um vírus transmitido por meio da saliva do bichano.

- Não há necessidade de encostar em algum ferimento, basta apenas ter contato com a mucosa do gato.
De acordo com a veterinária, esta doença é responsável em debilitar o sistema imunológico do animal.

- Existe um teste feito em laboratório para prevenir e, também, uma vacina específica. Se o felino já tiver contraído a doença, ele pode fazer um tratamento contra estresse, para que o vírus não seja ativado. Esta doença acomete, geralmente, os gatos mais jovens.
Outra doença bem humana que atinge os felinos é a aids felina. Também com sintomas bem parecidos ao dos homens, esta enfermidade é transmitida por meio de saliva, entretanto deve ter contato direto com algum ferimento presente no bichano.

- A doença atingeo sistema imunológico, gerando emagrecimento e maior facilidade de contrair outras doenças, mas, o gato consegue sobreviver por longos anos com a aids. Hoje em dia há tratamentos para aumentar a imunidade, bem semelhantes os que são aplicados em seres humanos.
A pnaleucopenia felina também faz parte da lista das doenças mais comuns dos felinos. Ela causa uma inflamação intestinal no gato, causando diarréia altamente contaminante.

-Atinge mais gatos de rua e de abrigo. Geralmente é transmitida por saliva, fezes e contato com animal contaminado. O hábito de se lamber, que os gatos possuem, pode fazer com que se contaminem. Há vacina para prevenir esta doença.
E, por fim, a diabetes. A causa é a mesma que acomete os homens: aumento da quantidade de glicose no sangue.

- É uma incapacidade do pâncreas de produzir insulina, capaz de regular o açúcar no sangue. Os sintomas são: o aumento de urina, uma sede excessiva e, claro, perda do apetite.
A diabetes pode ser tratada por meio de injeção de insulina e com uma dieta específica.
Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário