quinta-feira, 5 de maio de 2011

Salsicha faz mal para cachorro? Descubra.

“Ele adora uma salsicha”. Apesar de a notícia do desaparecimento do cachorro Pinpoo ter virado assunto nas redes sociais recentemente, é provável que ele nunca mais seja esquecido por conta desta frase. Já faz pouco mais de dois meses que Pinpoo, chamado assim carinhosamente pela dona por ser um cruzamento das raças pinscher e poodle, estreou na mídia.

Desaparecido no último dia 2 de março no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), ele foi encontrado duas semanas depois no mesmo local, atraído por ração misturada a pedaços de carne. A “armadilha” não poderia dar errado. Afinal, segundo sua dona, a aposentada Nair Flores, de 64 anos, “ele é cachorro de pobre. Não gosta de presunto, mas ele adora uma salsicha. Se tivesse mortadela, ele comeria”.

A frase foi dita em entrevista ao programa Pânico na TV (RedeTV) e logo virou piada entre a moçada.
O picote da fala “ele adora uma salsicha” figura atualmente nas edições das matérias humorísticas do programa. Com isso, além da piada e da comoção nacional toda em torno da busca pelo animal e o drama de dona Nair, a história levanta uma nova questão entre os aficionados por bichos de estimação: será que faz mal alimentá-los com alimentos embutidos (principalmente carnes, como a salsicha)?

 Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação Pet Rede

É comum e até automático pensar que alimentos industrializados do tipo, como salsicha, linguiça ou presunto, possam prejudicar a saúde dos animais.

Mas, de acordo com Alexandre Sano, diretor da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, oferecer esse tipo de petisco a cachorros (que são animais carnívoros) não fará mal. Desde que não seja o único alimento da dieta do bichinho.

- Dar pedaços de salsicha ou qualquer outro alimento embutido à base de carne para um cachorro não é o problema. O organismo do animal, de natureza carnívora, está pronto para processar carnes das mais variadas possíveis, como de roedores, aves e vísceras. Se não houvesse ocorrido a domesticação, eles viveriam muito bem assim.
Mesmo a quantidade de corantes e conservantes contida nesses alimentos não é considerada propriamente nociva ao organismo de cães e gatos, segundo Sano.

- O ideal é alimentar os bichinhos com ração, hoje em dia, pois elas já vêm balanceadas. O dono pode até misturar um pedacinho de salsicha na ração, como muita gente faz. Se fizer mal, isso será apenas uma característica individual. Mas é como acontece com humanos. Assim como tem gente que não pode com certos alimentos, para os animais vale o mesmo. Há até cães que se dão melhor com rações mais simplórias e baratinhas do que com as mais elaboradas e caras.
O professor Aulus Cavalieri Carciofi, da faculdade de medicina veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista), confirma a afirmação do colega.
Especialista em alimentação para cães e gatos, ele diz que até mesmo os problemas mais comuns associados ao consumo de embutidos (como pedra nos rins ou obesidade) estão relacionados muito mais à sensibilidade individual de cada animal.

- Dizer que dar linguiça para um cachorro, por exemplo, faz mal ao organismo não passa de desinformação. Os embutidos, na verdade, podem até fazer bem, pois são fonte de proteína e gordura. Se os conservantes desses alimentos são adequados ao consumo humano, logo também não podem ser considerados impróprios aos animais. O dono precisa, no entanto, levar em conta o equilibrio da dieta.
A dica, portanto, é a seguinte: se você optou por alimentar seu bichano com ração e quer fazer um agrado a ele dando um pedadinho de salsicha ou outro embutido, você até pode fazer isso diariamente, mas nunca ofereça uma quantidade 10% maior em proporção à porção diária da ração.
Agora, se você optou por alimentar seu animalzinho com comida, fica mais difícil mensurar essa proporção, que vai variar muito de acordo com o tipo de comida.

- Nesse caso é melhor procurar por um veterinário especializado em nutrição para montar uma tabelinha.
Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/caninos/salsicha-faz-mal-para-cachorro-descubra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário