quarta-feira, 13 de abril de 2011

Leve seu cão para correr com você.

Veterinária dá dicas para evitar problemas de saúde
 e comportamento durante o treino.

Andrea Miramontes, do R7

Crédito: Arquivo Pessoal

Atleta, o golden retriever Lyon, quatro anos, pratica corrida desde os seis meses de vida. Ele acompanha a dona, a defensora pública Paula Barbosa Cardoso, no esporte.
- Amarro a guia na cintura e ele vai sem dispersar.
Lyon faz parte dos cães que, por já estarem acostumados ao treino, também participam de provas de corrida.
Esse tipo de atleta, que treina com seu cachorro, tem sido cada vez mais comum. Tanto que hoje existem provas que incentivam a presença dos animais dos corredores, de acordo com a advogada Débora Pires Silva e Santos.
- Teve uma corrida em que os patrocinadores até deram uma camiseta igual à dos corredores para os bichos.
Débora é dona do fox paulistinha Júnior, três anos, que, diferentemente de Lyon, foge do padrão comportado. Ele late antes da prova e quer cheirar tudo, além de tentar pegar o calcanhar de outros corredores.
Mas a advogada não desiste do pet.
- Júnior é hiperativo e a corrida o ajuda a deixá-lo tranquilo. Espero a largada, quando fico atrás de todos. Assim, ele não tenta pegar o calcanhar das pessoas.
Você também gostaria de correr com seu cãozinho? Para evitar qualquer problema, comportamental ou de saúde, Alida Gerger, consultora comportamental da Cão Cidadão e veterinária, indica que o treino comece devagar e que o cão seja acostumado a isso.
- Inicie com caminhadas, por uns dias, e só depois aumente para corrida. Veja as reações, como dores corporais. Perceba se ele manca depois do exercício e se perde o apetite.
O porte do bicho e o modelo do focinho também fazem diferença na hora de praticar. Cães de pernas muito curtas não devem ser forçados a correr, pois isso pode trazer problemas nas articulações e na coluna.
Já os de focinhos achatados, como têm os das raças pug e bulldog francês, têm dificuldade de trocar calor por causa da respiração. Portanto, treinos puxados também não são ideais para eles.


Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias

http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/leve-seu-cao-para-correr-com-vocesem-colocar-a-saude-dele-em-risco-20110207.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário