segunda-feira, 18 de abril de 2011

Chocolate pode levar seu pet ao coma.


Substâncias presentes no doce de páscoa desencadeiam alergias
e podem levar seu bichinho ao estado de inconsciência.
Controle do dono sobre o animal é essencial
para se garantir que ele não coma alimentos inadequados
Crédito: Reprodução/ Flickr – Chocolate Reviews

A páscoa está chegando e com ela o perigo de se oferecer chocolate aos cães e gatos. A desculpa dos donos para oferecer o doce aos bichinhos é que estamos na páscoa e que um pedacinho não vai fazer mal ao totó.

Mas, segundo o médico veterinário José Roberto July, este é um pensamento errado que pode causar reações muito graves e levar o seu animalzinho ao coma. Ele explica que o chocolate possui um grupo de substâncias conhecidas como metilxantinas, que não são digeridas pelos cães e gatos, e podem desencadear alergias no animal.

“As reações vão desde diarréias, vômitos e hiperatividade. Passadas algumas horas, com o aumento da absorção da teobromina (a principal substância alérgica presente no chocolate) o animal terá aumento dos batimentos cardíacos podendo ocasionar arritmias, tremores musculares, aumento da produção de urina, hiper excitação, espasmos, até a perda da consciência”, afirma July. Ele conta, também, que algumas reações podem demorar muitas horas para aparecer e o proprietário pode não relacionar os sintomas com a ingestão de chocolate dois dias antes.

O veterinário chama a atenção também para o fato de que os outros doces não possuem a teobromina, mas oferecer estes alimentos aos animais pode contribuir para o aparecimento ou agravamento das diabetes e colesterol.
A quantidade de chocolate necessária para causar algum dano ao seu pet pode variar de acordo com o tamanho de seu totó ou gatinho. De acordo com Dr. July, o chocolate meio-amargo contém seis vezes mais quantidade de teobromina do que o chocolate ao leite, e o chocolate branco contém menos quantidade dessa substância. “Por exemplo, um animal com peso de 30 kg deverá comer mais de 2 kg de chocolate ao leite e cerca de 200 g de chocolate amargo para produzir intoxicação, e para um animal de 2 kg, 100 g de chocolate ao leite ou 10 g de chocolate amargo será suficiente. O chocolate branco, pela baixa concentração de teobromina, produz sintomas mais brandos, mas permaneça atento para qualquer mudança de comportamento”, orienta Dr. July.

Uma alternativa ao chocolate convencional é dar aos pets o chocolate apropriado a eles, porém o veterinário diz que devemos confiar desconfiando destes doces, já que não se sabe como as indústrias retiram a substância alérgica do alimento.

July também justifica o alerta afirmando que os cães não sentem o gosto do chocolate como nós, já que seu paladar é formado mais pelo cheiro e textura do que pelo gosto propriamente dito.

Para aquelas pessoas que têm dó de deixar o bichinho apenas olhando enquanto o dono se alimenta, o veterinário deixa seu recado: “O melhor é o proprietário exercer a liderança do bando; quando o líder se alimenta os outros animais são proibidos de olhar para ele. Ninguém encara o líder na hora da alimentação e cada um espera a sua vez de comer. Ignorar o olhar e o comportamento insistente do animal é exercer a liderança. Então após se alimentar de chocolate o proprietário poderá oferecer um alimento adequado ao seu pet. Primeiro você educa e depois você ama, completa.


Fonte:

PETMAG / UOL / NOTÍCIAS
http://petmag.uol.com.br/noticias/chocolate-pode-levar-seu-pet-ao-coma/







Nenhum comentário:

Postar um comentário