quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pet gordinho é sinal de dono com sobrepeso?

Apesar de não ser uma regra, você já reparou que alguns donos que estão acima do peso também têm cães fortinhos?
Parece que isso pode ter um fundamento.
Um estudo publicado no Public Health Nutrition investigou essa relação entre peso de dono e animal, e descobriu que proprietários gordinhos tendem a ter cachorros gordinhos também, comprovando duas pesquisas realizadas anteriormente. Mas o mais interessante é que o mesmo não se aplica em pessoas que têm gatos.

Para os estudiosos holandeses, o motivo pode ser o fato de que os cães acompanham os costumes de seu dono, ou seja, se eles passeiam todos os dias, tendem a estar em forma, mas quando o dono é sedentário, o animal também o acompanha e engorda. Já os gatos, como ficam em casa independentemente das atividades do dono, não sofrem tanta influência em seu organismo.

Vale lembrar, no entanto, que a pesquisa tem limitações. Os estudiosos reconhecem que a amostragem estudada foi pequena. Foram observadas apenas 36 pares de donos e gatos, e 47 pares de cachorros e proprietários. Sem contar que eles não levaram em consideração situações como, por exemplo, onde o animal é obrigado a caminhar ao lado do carro, enquanto o dono vai dirigindo, com o trabalho apenas de segurar a guia do pet. Pode parecer bizarro, mas há pessoas praticantes dessa ‘modalidade esportiva’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário