quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cães só para quem tem curso.

Em Neuchâtel, na Suíça, para se ter um cão - independentemente do tamanho ou da raça - é exigido aos donos que façam um pequeno curso de quatro horas, onde são ensinados alguns truques de como conhecer o seu cão e de como lidar com ele.

Esta imposição legal já tem dois anos e, na altura em que foi criado o curso, foi dado aos proprietários de cães um período de dois anos de transição para que tratassem de se inscrever. Agora, perto de terminar esse período, quem está em falta recebe um e-mail a avisar que o tempo chegou ao fim e que, se não o fizer, poderá ter algumas implicações legais. Se 90 dias após a recepção do e-mail não se tiver inscrito no curso, terá de desembolsar 100 francos suíços e fica com mais alguns dias para tratar do assunto, mas se não o fizer, vai tendo multas sucessivas.

Diz também o decreto da cidade que quem agora adquire, ou adopta, um cão tem um ano para fazer o dito curso.

Durante as 4 horas em que tem que frequentar esta «aula», os donos aprendem com tratadores profissionais experientes a conhecer os seus cães, a perceber os seus sinais e a sua linguagem corporal, que indica o estado de ansiedade do seu animal, sintomas de agressividade e de bem-estar, e orientações sobre a higiene dos cães. É-lhes ensinado ainda como lidar com algum pequeno problema que possa surgir e que possa ser controlado pelo dono, sem recorrer de início a um profissional. Para muitos donos, este curso é também considerado uma ferramenta excepcional para o desenvolvimento social dos seus cachorros.

Neste momento, dos cães registados em 2008, cerca de 62 % dos donos já frequentou o curso. Daqueles que se registaram em 2009, são já 58 % aqueles que regularizaram a sua situação, o que perfaz até agora cerca de 850 proprietários que registaram os seus animais e concluíram o curso, tendo assim adquirido o certificado para ser presente às autoridades, se solicitado.

Apesar de tudo, o veterinário municipal responsável não está satisfeito com a resposta obtida e promete inspecções de rua aos donos que circulem com cães, para tentar que a regra seja cumprida por todos, para o bem-estar e segurança da população em geral e dos donos e dos animais, em particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário