terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Que Doenças São Essas?

A PARVOVIROSE: É transmitida principalmente pelas fezes dos animais doentes que contaminam o ambiente e, consequentemente, outros animais, durante um passeio, dentro de casa ou através da sola de sapatos. É um grave problema em filhotes.
Sintomas: vômitos, diarréia, depressão, desidratação e outros que podem levar o animal à morte.

A CINOMOSE: É uma doença febril altamente contagiosa, transmitida principalmente por via aérea, como uma gripe nos humanos. Também é uma grave doença dos cães.
Sintomas: secreções nasais, conjuntivites, tosse, diarréia, vômito e problemas neurológicos que podem levar o animal à morte.

A LEPTOSPIROSE: É uma doença transmitida com a penetração da bactéria pelas mucosas e até pela pele, através da água contaminada com urina de ratos, animais silvestres ou outros animais. É um grave problema de saúde pública em países tropicais como o Brasil, onde chuvas causam enchentes, aumentando a transmissão da doença. Nos últimos 5 anos foram notificados 20.000 casos em seres humanos.
Sintomas: febre, icterícia, hemorragias, dificuldade de locomoção, desidratação e outros que podem levar o animal à morte.

A HEPATITE INFECCIOSA: É uma doença causada pelo Adenovírus Tipo 1, transmitida também por via aérea.
Sintomas: febre alta, gastroenterite, dor abdominal, aumento no consumo de
líquidos e lesão ocular.

A LARINTOTRAQUEÍTE: É causada pelo Adenovírus só que do Tipo 2, que também é transmitida por via aérea.
Sintomas: sinais respiratórios como tosse, espirros, secreções nasais, entre outros.

A PARAINFLUENZA: Se assemelha muito à gripe humana, sendo transmitida por via aérea pelo vírus que dá nome à doença.
Sintomas: corrimento nasal, tosse e espirros.

A CORONAVIROSE: É uma enfermidade viral que muitas vezes está associada à Parvovirose, e é transmitida da mesma forma.
Sintomas: diarréia com ou sem vômitos, podendo apresentar muco e/ou sangue.
DIROFILARIOSE OU “DOENÇA DO VERME DO CORAÇÃO”: É uma moléstia do coração causada pelo parasita Dirofilaria immitis, uma larva que termina de se desenvolver no organismo do animal. Entre os sintomas dessa doença, estão tosse crônica, dificuldade de respiração, cansaço, perda de apetite, língua arroxeada, entre outros.

ERLIQUIOSE OU “DOENÇA DO CARRAPATO”: Trata-se de uma grave infecção transmitida por carrapatos contaminados por bactérias do gênero Ehrlichia. Entre os problemas desencadeados, estão anemia, petéquias, hemorragias, aumento do volume do baço, alterações neurológicas e de comportamento, insuficiência renal, perda de peso, inflamações oculares e baixa de imunidade, o que ainda expõe o organismo do seu pet a outras doenças. Essa enfermidade pode levar o animal à morte.

BABESIOSE OU PIROPLASMOSE: Essa doença também é transmitida por carrapatos, mas, desta vez, contaminado pelos protozoários do gênero Babesia, que parasitam as células vermelhas do sangue (hemácias) e causam anemia. A babesiose pode acarretar anemia, febre, fraqueza e apatia nos animais.
Fonte: APRENDADETUDO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário