quinta-feira, 17 de setembro de 2009

GATO - EQUILIBRIO E AUDIÇÃO


No corpo do Gato
É engraçado ver um gato cochilando...
Mesmo nesse estado de repouso podemos notar que suas orelhas ficam girando de um lado pra outro, captando os menores ruídos. Esses são os nossos bichanos, atentos a tudo!Como predadores, a evolução na natureza presenteou os felinos com uma audição excepcional, tornando-os excelentes caçadores.
Os gatos pequenos podem ter ainda mais sensibilidade, já que suas presas naturais são bem menores, como pequenos mamíferos (ratos, esquilos, etc) e insetos. Com uma caça desse porte se faz necessária a detecção dos menores ruídos.São 12 músculos necessários para fazer os precisos movimentos de rotação das orelhas (uma para cada direção, se for preciso), o que os ajuda a captar ainda melhor os sons de presas e perigo. Eles ouvem frequências de 65 KHz, comparados aos nossos 20 KHz. Mas, assim como nós, eles vão perdendo a audição conforme a idade avança.

E o que o "equilíbrio" tem a ver com a audição?

TUDO!


Existe um "órgão de equilíbrio" chamado Aparelho Vestibular que fica dentro dos ouvidos do gato. Esse órgão detecta as variações de direção e velocidade (numa queda, por exemplo) e manda a informação que o animal precisa para mudar a orientação e compensá-la de forma que mantenha o equilíbrio, evitando talvez uma queda ou amenizando alguma lesão.

FONTE: Bicharada & Companhia

Nenhum comentário:

Postar um comentário