quinta-feira, 1 de outubro de 2009

SARNA CANINA (DEMODICOSE)


A sarna canina (demodicose) é transmitida por um inseto microscópico chamado Demodex canis, eles se alojam na pele do animal, e ali se multiplicam!Quando eles se multiplicam causam doença e inflamação na pele. É muito comum ver filhotes em fase de amamentação serem infectados por este parasita durante os primeiros dias de vida. Os parasitas podem ser passados da mãe para os filhotes porque estes têm sistemas imunológicos fracos e pouco desenvolvidos que permitem a proliferação dos parasitas, causando perdas localizadas de pelo, vermelhidão e descamação. É possível que cães mais idosos (a partir de quatro anos) desenvolvam demodicose , mas a doença é muito mais grave nestes casos. A infestação pode ficar restrita a algumas áreas ou se generalizar, com parasitas por todo o corpo. A demodicose generalizada normalmente sinaliza para uma doença anterior que está afetando o sistema imunológico, tornando-o portanto suscetível à proliferação exagerada de parasitas do tipo Demodex. Quando a demodicose é localizada ou seja, apenas afeta algumas regiões da pele do filhote, geralmente se cura sozinha, em seis ou oito semanas, com mínimo ou nenhum tratamento médico. A demodicose generalizada, entretanto, muitas vezes requer um tratamento longo, intensivo e dispendioso. Nestes casos, a doença anterior deve ser determinada e o estado geral de saúde do animal deve ser melhorado antes que se tente tratar a demodicose. Em muitos casos, a doença não pode ser curada, apenas controlada. Soluções de Amitraz, na concentração e dosagem prescritas pelo veterinário, podem ser efetivas na eliminação dos parasitas. Consulte o seu veterinário sobre as mais novas e melhores opções disponíveis de tratamento.

3 comentários:

  1. gostei da informação, mas gostaria de saber se essa doença afetada os órgãos internos do animal, tanto cachorro como gatos??
    desde já, mt obg.Teresa

    ResponderExcluir
  2. eu estou tratando de um cachorrinho com sarna.. não sei muito bem qual é o tipo da sarna (suponho que seja a demodécica) segundo me informaram, mas o problema é que estamos dividindo o mesmo quarto, já que divido apartamento e não convém que ela fica nas áreas comuns.. Queria saber se corro algum risco de contrair a sarna ou até mesmo outro tipo de problema, já aqui faz muito frio e mantenho as portas do quarto fechada a maior parte do tempo.. Quero muito ajudá-la, mas não quero por minha saúde em risco.. por favor ajudem-me! o que devo fazer nessa situação??

    Desde já obrigada..

    Karina

    ResponderExcluir