segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DOG ALEMÃO


A HISTÓRIA DO DOG ALEMÃO
O dog alemão está entre nós há séculos. Há divergências sobre sua origem. Alguns afirmam que ele veio da Dinamarca, o que explica o nome que a raça recebe em certos países: dinamarquês ou grande dinamarquês. Outros, afirmam que é uma raça alemã da região de Württemberg. A Federação Cinológica Internacional opta pela segunda hipótese. O dog alemão, embora a princípio fosse utilizado para a caça, era também criado para a proteção de propriedades (cão de guarda).

PADRÃO DA RAÇA DOG ALEMÃO.

O padrão é, naturalmente, o fator que define uma raça.Originário da Alemanha, o dog alemão é essencialmente um cão molosso.
APARÊNCIA GERAL E CARÁTER
O dog alemão tem aspecto imponente, majestoso e elegante, o que dá à sua aparência um aspecto nobre. É um dos maiores da raça canina. Seu temperamento é amigável. É um cão que esbanja amor e afeto com seus donos, especialmente com crianças, mostrando-se, contudo, reservado e desconfiado com estranhos. Se ele é submetido a condições de perigo, mostra-se corajoso e não teme ataques.
É um cão que, fisicamente, cresce rápido. Aos doze meses já tem o seu tamanho definitivo. Porém, sua maturidade só é alcançada por volta dos vinte e quatro ou trinta meses. Por este motivo, não se deve esperar do dog alemão um comportamento adulto antes deste tempo.

CABEÇA: Imponente e expressiva, com um stop (talhe naso-frontal) fortemente marcado. O focinho é preto (exceto o dog arlequim), os lábios são volumosos e as mordeduras são em tesoura.O focinho, da ponta do nariz ao stop, deve ser, na medida do possível, da mesma extensão que a parte posterior da cabeça (topo).
OLHOS: De tamanho médio, redondos, escuros, expressivos e com grandes cílios.
ORELHAS: Apresentam inserção alta e bom tamanho.Obs: No Brasil, o corte é opcional.
NARIZ: É largo e preto (exceto o dog arlequim), mantendo a linha reta da cana nasal.
DENTES: São fortes e claros, com mordedura em tesoura.
PESCOÇO: Forte, de inserção alta, sem pele solta (papada ou barbela).
CORPO: Apresenta-se quadrado em relação à altura; tórax à altura do cotovelo; ventre esgalgado. Tem boa garupa, sendo levemente afundada, formando uma linha contínua com a raiz da cauda.
MEMBROS: Devem ser fortes, com boa musculatura, sendo que os anteriores devem ser retos até os pés. Os pés devem ser arredondados, com dedos curtos e fechados.
CAUDA: É de tamanho médio, com inserção larga e alta, afinando na ponta.
PELAGEM: É curta e espessa, e com brilho.CORESTigrados: cor de fundo indo do castanho dourado-claro ao castanho dourado-escuro, com faixas pretas bem definidas.
Dourados: cor de castanho dourado e castanho ao castanho dourado-escuro, sendo o focinho (máscara) preto.
Azuis: cor azul-aço, sem qualquer sinal de outra cor. Podem ter os olhos mais claros.Preto: cor preta brilhante.
Arlequins: cor de fundo branco, com manchas pretas e irregulares. Pequenas manchas cinzas ou amarronzadas são toleradas.
Mantados: cor branca, com um manto preto descendo por todo o corpo, sendo que o focinho, o pescoço, o peito, o ventre, as patas e a extremidade da cauda são brancos.
Mantados com marcação (pelagem) perfeita são raros.
Merles: A pelagem tem o fundo cinza (mais escuro) e manchas pretas.
SOBRE O MERLE Esta cor não é reconhecida atualmente pelo Padrão em vigor na FCI em alguns países.Na realidade, esta cor é citada entre os defeitos (desqualificações).Por isto os filhotes de dog alemão de tal cor são considerados merles (ou talvez é melhor izer cinza-rato).Os filhotes “Merle” diferem exclusivamente pela cor, (não são pretos nem arlequins). Morfologicamente as características são idênticas, a genética é semelhante, não achamos diferenças.Geralmente a pelagem tem o fundo cinza (mais escuro) e as manchas pretas, mas eles são bastante freqüentes.O filhote merle nasce em muitos cruzamentos, é inevitável, pois são cruzamentos de arlequins, pretos e mantados e em "mistura" tudo acontece.Eles são dog alemãos de qualquer forma, muda só a cor.Recentemente, na França, começaram um programa de reprodução com esta cor para experiência. Vamos ver o que vai acontecer por lá.Em alguns países, como a Itália o Brasil e outros, é aceito certificados genealógicos (pedigree) de merles só que vem com uma tarjeta que o cão não é aceito para reprodução (devido a pelagem)
Talvez no futuro o Merle será inserido na reprodução, como as outras cores. Vamos torcer...
Acasalamentos permitidos:
Arlequim X ArlequimPreto de Arlequim X Preto de ArlequimMantado X MantadoArlequim X Preto de ArlequimArlequim X MantadoPreto de Arlequim X MantadoAzul X AzulPreto de Azul X Preto de AzulAzul X Preto de AzulDourado X DouradoTigrado X TigradoDourado X Tigrado
Recebem a classificação de “Exemplares Inaptos para Reprodução”,mesmo que sejam provenientes de acasalamentos corretos os exemplares Merle (cinza-rato),Porcelana (arlequim com manchas azuis, cinzas, douradas ou tigradas).ESCOLHA E CUIDADO COM SEU FILHOTE
A primeira coisa que se deve lembrar ao adquirir um cão é que ele vai fazer parte da família por longos anos, e como tal deve ser tratado.
A escolha da raça é muito importante. Muitas pessoas, por empolgação ou vontades momentâneas, adquirem um cão sem fazer nenhuma pesquisa, e este passa a ser um problema no decorrer do tempo.
O dog alemão tem algumas características de comportamento fantásticas: é sociável, amigo, companheiro, guardião. É admirável a predileção que tem pela companhia de seu dono, preferindo-o a qualquer outra pessoa.
Se um cão tem o cuidado de seu dono e este cuidado é acompanhado de amor e carinho, então fica tudo mais fácil, porque o amor dele é incondicional: não existirá em sua vida um amigo com mais lealdade.
FONTE:www.dogalemao.com.br/historia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário