terça-feira, 8 de setembro de 2009

CARRAPATOS


Os carrapatos causam grande transtorno para nossos animais de estimação. São parasitas externos (ectoparasitas) muito comuns em nosso meio, principalmente em locais de clima quente.
Os carrapatos são pequenos artrópodes que se fixam na pele dos cachorros, podendo causar desde problemas de pele (alergia) até a transmissão de doenças graves, como a febre maculosa, erliquiose canina, a babesiose canina e a doença de Lyme. Algumas dessas doenças são zoonoses, ou seja, são transmitidas dos animais para os seres humanos, e podem causar graves problemas de saúde para as pessoas.
O controle da infestação por carrapatos é muito importante para a saúde e o bem-estar dos cachorros. Para isso, o uso de um produto eficaz e seguro como Frontline é a solução ideal para interromper o ciclo do carrapato, matando a forma adulta em contato com o cachorro. Frontline mata carrapatos em até 48 horas após eles terem tido contato com a pele ou os pêlos dos cachorros tratados, sendo recomendado seu uso mensal para a prevenção e o tratamento de tais infestações.
CICLO DO CARRAPATO
Eles vivem de sugar o sangue dos animais, podem andar quilômetros para encontrar alimento e se alojam sem pedir licença. Além disso, os carrapatos podem transmitir doenças fatais para os animais e seres humanos. Os carrapatos também podem ser trazidos por roedores e aves, como os ratos e pombos.
O foco de infestação pode estar em frestas, lugares escondidos da casa, terrenos baldios ou em praças perto de sua casa.
No caso de infestação por carrapatos em cachorros, o controle tem de ser mais rigoroso e contínuo, com a aplicação mensal de Frontline.


DOENÇAS TRANSMITIDAS POR CARRAPATOS
A perda de sangue é uma questão importante quando se trata das infestações por carrapatos. As fêmeas de algumas espécies consomem mais de 8mL cada uma. Em alguns casos, as infestações por carrapatos atingem tal magnitude que os cachorros morrem por causa da perda de sangue ou por tornarem-se susceptíveis a outras doenças devido ao estado debilitado.
Os carrapatos podem transmitir várias doenças aos animais e aos seres humanos, podendo causar doenças graves e muitas vezes fatais. Dentre as mais comuns podemos citar a babesiose canina, a erliquiose canina, a doença de Lyme e a febre maculosa.
Febre Maculosa
Babesiose Canina
Erliquiose Canina
Doença de Lyme
O uso de produtos que controlem a infestação de carrapatos no meio ambiente e sobre os animais é fundamental para o controle e prevenção das doenças transmitidas por estes artrópodes. O uso mensal de Frontline mata rapidamente os carrapatos que tiverem contato com os animais (cachorros e gatos). Vale ressaltar que Frontline não é repelente, os carrapatos precisam ter contato com os animais para morrerem, e este é o grande segredo de Frontline: ele mata e não apenas repele estes parasitas. Os produtos repelentes (como os piretróides) têm menor período residual (duração) sobre os animais quando comparados com Frontline, são mais tóxicos, e ainda, os carrapatos repelidos podem ir picar outro animal desprotegido ou até mesmo alguém de sua casa! Estudos comprovam que o uso mensal de Frontline foi extremamente eficaz na prevenção da erliquiose canina em 96,4% dos animais tratados.
Para oferecer a melhor proteção contra carrapatos ao seu animal de estimação, não deixe de usar de usar Frontline todo mês.
fonte: Merial Saúde Animal Ltda

Nenhum comentário:

Postar um comentário