segunda-feira, 31 de agosto de 2009

E POR QUE UM VIRA-LATA?


Porque eu adotaria um vira-lata, se posso comprar um cão de raça?
Ninguém está dizendo que você não pode comprar o cãozinho dos seus sonhos, aquele que você viu trabalhando no filme, super-adestrado, inteligente e cheio de graça. É claro que você vai ter de contratar um bom adestrador para deixar o seu filhote igual ao cão-ator (que, muitas das vezes, são vários cães, exatamente iguais, que se revezam na atuação, cada qual fazendo o truque que aprenderam). E, ao comprar um filhote, você terá, pela frente, um ano inteiro de paciência com ele, que estará aprendendo a fazer as necessidades no lugar certo, e afiando os dentinhos nos objetos que têm o cheiro de que ele mais gosta: o seu.
Tem também a questão do desconhecimento das características das diversas raças, e a falta de um assessoramento na hora da compra. Nenhum criador ou lojista vai investigar o perfil da sua família, para ver se combina com o perfil do cão que você está adquirindo. E aí, o filhote tão pequenino e bonitinho, parecendo um brinquedinho de pelúcia, se transforma num São Bernardo gigantesco, ou coisa-que-o-valha, e o sonho se transforma em pesadelo. Aquele bichinho, que dormia na cama, com os donos, e era carregado no colo, vai ser exilado para o fundo do quintal ou – pior – jogado em alguma estrada deserta, bem longe de casa, para nunca mais ser visto.
Quanto à esperteza, sem dúvidas é um cão bastante inteligente e aprende ordens com facilidade. Quem já não presenciou um vira-lata atravessando a rua pela faixa de pedestres? E ainda esperou o farol fechar para os carros!
Alguns vira-latas podem até se tornar ótimos cães de guarda, dando o alerta ao menor sinal de invasão. Certa vez, a fuga de presidiários de uma casa de detenção foi frustrada graças ao aviso de um vira-lata que vivia no local.
Quando decidir ter um cão como animal de estimação, não exclua de suas opções o vira-lata. Existem inúmeros abrigos para animais com dezenas de cães esperando por um dono. Aos olhos de quem tem um vira-lata, ele é o cão mais esperto e bonito de todos.
(texto extraído do site www.direitoanimal.org)

Um comentário: