quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ansiedade de separação: saiba como evitar esse sofrimento tão comum

Problema pode estar no dono e não no cachorro;
 saiba como lidar com essa situação.
O segredo para diminuir a ansiedade do bicho é estabelecer uma rotina para ele, sabia?
Reprodução/Facebook


A ansiedade da separação é um transtorno que pega cães de todas as espécies e idades de jeito.

Trata-se de um processo muito doloroso, no qual o cão se sente tão dependente do seu dono, que sofre com o medo constante de ser abandonado — mesmo quando o dono vai apenas até a padaria.

Uma novidade para estes donos é que o problema, muitas vezes, pode estar neles mesmos.

A especialista em comportamento animal Daniela Sanzi, em entrevista ao R7, fez alguns esclarecimentos sobre o assunto:

— Quando a pessoa pega um cachorro, muitas vezes inconscientemente, deposita todo tipo de carência naquele bicho. Deposita muita expectativa, muita coisa ali naquela relação cachorro-pessoa. Ela pega um bichinho que não entende nada ainda e tenta cobrar dele uma relação complexa. Quanto mais regrado for o dono, mais tranquilo será o cachorro. Não dá para querer o cachorro no colo o tempo inteiro em um dia, para no outro querer que ele se acostume a ficar longe de você, por exemplo.

Um engano muito comum cometido pelos donos é, por exemplo, tirar férias e aproveitar esse período para passear muito e curtir mais tempo com o bichinho. Na verdade, o humano não está fazendo bem ao seu pet. Isso porque quando ele voltar a trabalhar, seu bichinho vai sofre com sua ausência.

Daniela explica a situação.

—Ele não entende, né? Não adianta explicar “olha, daqui a 30 dias eu vou voltar a trabalhar”.

As consequências desse "gruda, separa e gruda de novo" podem ser bem ruins. O cão pode desenvolver comportamentos indesejados, como passar a estragar coisas, comer jornal, fazer coco e xixi fora do lugar... Tudo para chamar atenção.

São os comportamentos típicos da ansiedade da separação. A especialista continua:

— Se a pessoa trabalha oito horas por dia, mas separa duas horas antes do trabalho e uma hora depois para passear com o cão, isso é pouco? Depende. Se o cão está acostumado a ficar numa creche brincando o dia inteiro é pouco. Se ele nunca sai, é bastante!

Escolher a melhor rotina para manter com seu bichinho é um processo relativo. O segredo é fazer de tudo um hábito.Tem que inserir o cachorro no contexto que a pessoa já costuma viver. 

Daniela finaliza.
— Quanto mais coisas iguais no dia a dia, mais rápido o cachorro entra no eixo. Os sinais corporais e comportamentais deles dizem muitas coisas pra nós, é só saber ler. 

Seu cão já sofre a cada vez que você sai de casa? Veja dicas para diminuir essa ansiedade:

- Procure quebrar a rotina de sua saída de casa. Tente mudar a ordem de seu ritual diário — banho, perfume, roupa “diferente”, pegar chave, colocar água e comida para o cão... Eles entendem perfeitamente que você já está de saída e começam a sofrer antes mesmo de você cruzar a porta;

- Saia e chegue sem alarde: Nada de “Já volto” ou “ Mamãe chegou”. Sair e chegar são coisas comuns do seu dia a dia e chamar atenção para isso pode causar angústia no cão. Associe sempre uma coisa positiva à sua saída, como um petisco;

- Acostume seu cão a comer no horário da sua saída. Assim ele estará distraído com uma coisa boa quando você deixar a casa.

Boa sorte!

Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário