quinta-feira, 22 de março de 2012

Vira-lata paraplégica é operada e recebe doações em Campo Grande

Mel, de 3 meses de idade, teria sido agredida e perdeu movimentos.
Clínica já recebeu ração, fraldas, dinheiro e um andador para a cadela.

 Cirurgia da cadela Mel durou cerca de 2 horas 
(Foto: Hélder Rafael/G1 MS)

A cadela Mel,de 3 meses de idade e que perdeu os movimentos das patas traseiras após ter sido agredida, passou por uma cirurgia na quarta-feira (21) em Campo Grande. Segundo a veterinária Ana Lúcia Salviatto, o animal está bem e recupera-se em uma clínica particular. A Polícia Civil investiga quem teria provocado os ferimentos na cachorrinha.

O procedimento levou 2 horas e foi feito pelo cirurgião ortopedista Thales Ovando, que descomprimiu a medula no local onde houve fratura na vértebra. De acordo com o médico, ainda não é possível saber se a cadela voltará a andar normalmente.

Mel deve ser submetida a outra cirurgia na pata traseira, em prazo médio de 15 dias, pois apresenta uma fratura na tíbia.

Devido à lesão na coluna, os membros inferiores de Mel ficaram paralisados. A cachorra continua recebendo medicação e vitaminas e já melhorou da anemia. “A Mel está clinicamente bem, está faceira, nem parece que passou por uma cirurgia. Essa operação vai aumentar a qualidade de vida dela”, diz Ana Lúcia. Mel ainda recebe complementos para fortalecer os músculos.

Doações
A veterinária Raquel Masae Hosokawa, que também acompanha o tratamento de Mel, conta que, nos últimos dias, a clínica recebeu várias doações de medicamentos, fraldas e ração, além de dinheiro, para auxiliar nas despesas do tratamento de Mel.

Fraldas e cadeirinha foram doadas para Mel
(Foto: Hélder Rafael/G1 MS)

"As pessoas nos procuram diariamente para saber como ajudar. Vamos fazer uma listagem de produtos necessários e também de custos, porque os médicos que atendem a Mel já estão prestando serviços com preço bastante reduzido", diz Raquel.

Como as chances de Mel voltar a andar são reduzidas, ela deve precisar de uma cadeira de rodas adaptada para poder se locomover. Um aparelho já foi doado, mas o tamanho é maior do que o necessário. A veterinária Ana Lúcia explica que o andador deve ser feito sob medida para o animal. Como a cachorrinha ainda é um filhote, ela vai precisar de pelo menos três cadeirinhas durante o desenvolvimento físico.

Investigação
No último sábado (17), a Polícia Civil interrogou o homem que levou a cachorrinha até a clínica. Em entrevista ao G1, ele negou envolvimento no caso, mas disse que presenciou a agressão. O homem, que preferiu não ter o seu nome divulgado, prestou depoimento à delegada Suzimar Batistela, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat).

Mel terá que ser submetida a outra cirurgia daqui a 15 dias 
(Foto: Hélder Rafael/G1 MS)

Fonte:
G1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia
Link:

Cão é atacado por porco-espinho e fica com bigode espinhoso

O animal invadiu uma casa e acabou sendo atacado pelo cachorro da família 

Um porco-espinho invadiu a casa de uma família de Araçatuba, no interior de São Paulo. O corpo de bombeiros foi chamado para fazer o resgate do animal.

Depois de várias tentativas de capturar o bichinho que passeava próximo ao telhado da casa, os bombeiros finalmente foram bem-sucedidos.

O problema foi que antes dos donos da casa avistarem o porco-espinho, o cachorro da casa atacou o bichinho, que usou o único meio que possui para se defender.

O porco liberou vários espinhos que ficaram presos ao focinho do cão. Ele já foi atendido por um veterinário e passa bem.

Já o porco-espinho foi solto na natureza pelo corpo de bombeiros.


Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Conheça cadelinha bebê pouco maior que moeda

Único filhote a sobreviver de ninhada minúscula, 
mascote mama em seringa.

Milagre, que recebeu esse nome por ser a única sobrevivente de uma minúscula ninhada rejeitada pela mãe, pode ser quase do tamanho de uma moeda de 50 centavos de libra, mas é pura força de viver!
Grosby Group

Quando nasceu, Milagre pesava simplesmente 40 g e media pouco mais de 7 cm. Desde então, não cresceu muito - tanto que é pouco mais alta que uma moeda de 50 centavos de libra-esterlina. Mas essa cadelinha provou sua força e vontade de viver, tanto que foi a única sobrevivente de uma ninhada e cinco irmãos, todos rejeitados pela mãe biológica.

Mestiça de chihuahua e jack russell, Milagre é tão pequenina cabe na palma da mão de sua dona, a garotinha britânica Kayley-May Coles, de dez anos de idade. Dedicada, a menina é só cuidados com a nova mascote.

De tão minúscula, Milagre não consegue sugar o leite de uma mamadeira. Por isso, Kayley-May usa uma seringa para dar leite para a pet. Detalhe: leite para cães.

Veja mais fotos da cadelinha

Graças aos cuidados de sua mãe biológica, Milagre está bem. E faz muito sucesso. "Meus amigos simplesmente a amam!", conta a garotinha. "Minha professora até chegou a pensar que ela era o menor cachorro a vir ao mundo de que se tinha notícia."


Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Cão ajuda na prisão do criminoso mais procurado da Austrália

Durante tiroteio, animal mordeu a mão do fugitivo.
Malcolm Naden é acusado de assassinato e abusar de duas adolescentes.

Um cão policial chamado “Chuck” ajudou na captura do fugitivo Malcolm Naden, de 38 anos, que segundo a polícia é o criminoso mais procurado da Austrália.
O fugitivo, acusado de ter assassinado uma mulher de 24 anos em 2005 e de abusar sexualmente de duas adolescentes em 2004, vinha sendo ‘caçado’ há pelo menos sete anos.
Antes de ser preso nesta quinta-feira (22), em Nova Gales do Sul, ele chegou até a se esconder em florestas. No momento da prisão, houve troca de tiros, mas "Chuck" conseguiu morder o homem.


Um cão policial chamado “Chuck” ajudou na captura do fugitivo Malcolm Naden, 
que segundo a polícia é o criminoso mais procurado da Austrália. 
(Foto: AP Photo)

Fonte:
g1.globo.com/mundo/noticia
Link:

Gato com mentalidade de cachorro bomba no YouTube

Cute cat thinks it's a dog 
(Foto: Reprodução)

Cute cat thinks it's a dog ("Gato fofo pensa que é cachorro", em tradução literal) é um vídeo do YouTube como qualquer outro, em que um bichinho de estimação brinca de buscar a bola atirada pelo dono. Quer dizer, seria uma filmagem comum se o animalzinho em questão não fosse um gato!

A reprodução mostra exatamente isso: uma gatinha chamada Tifa, que age como um cãozinho, indo pegar a bola para o seu dono.

O vídeo, que já tem quase 2 milhões de visualizações, mostra a pequena gatinha quando ela tinha apenas 6 meses de vida. Na descrição da publicação, a dona garante que Tifa, agora com mais de um ano, já está agindo como um gato normal.


Fonte:
techtudo.com.br/curiosidades/noticia
Link:

Corpo estranho em cães e gatos


Não se sabe por que Mike, um filhote de Beagle de 7 meses de idade, engoliu 17 pregos… Ele estava ótimo e os proprietários somente descobriram o que havia acontecido, quando numa manhâ viram um prego nas fezes dele (o décimo oitavo prego).

Ele foi levado ao veterinário, o exame de ultra som não identificou nada e então com o exame de rx foi possivel identificar todos os pregos e onde estavam (estômago e intestino). Ele foi operado e conseguimos remover todos os pregos.

Beagles, particularmente jovens são os campeões em comer algo que não deve: anel, prego, sabonete, meia etc…. tudo que vem parar na sua boca pode ser engolido.

Corpo estranho gástrico ou intestinal é um termo que se refere a qualquer outro material que não o alimento presente no trato gastrointestinal e que resulta em um problema digestivo grave comovômitos, gastrite, obstruções, peritonite e diarréia.

Brinquedos, fios, roupas, bandagens, meias, anéis, pilhas, pregos, sabonete, caroço de frutas, lâmpadas, anzol, plástico, enfim quase tudo que o animal coloca na boca por brincadeira ou por curiosidade pode vir a se tornar um grande problema de saúde.

Cães e gatos de qualquer idade estão propensos a desenvolver problemas de corpo estranho, mas este é mais comumente visto em animais jovens com menos de 2 anos de idade. Esses jovens são naturalmente curiosos e gostam de brincar mordendo os brinquedos ou outros objetos.

Além disso, a natural curiosidade e a característica (principalmente dos cães) de experimentar tudo com a boca pode facilitar que engulam esses objetos. No caso dos gatos os fios e novelos de lãsque eles adoram brincar podem se tornar um dos mais perigosos tipos de corpo estranho.




Quais os sintomas observados?

- A perda repentina de apetite e apatia.

- Vômitos

- Salivação excessiva

- Movimentos anormais do intestino (cólicas, muitos gazes,aspecto diferente das fezes ou presença de fragmentos de corpo estranho nas fezes ou no vômito).

Diagnóstico
Uma história completa é importante no diagnóstico de um corpo estranho gastrointestinal, incluindo o desaparecimento de algo na casa (brinquedo, meia etc ).Geralmente o diagnóstico pode ser fechado com exame clinico (as vezes palpamos algo diferente no abdome) e/ou com um exame de imagem ( rx ou ultra som). Nem sempre o corpo estranho pode ser identificado pelo rx, como no caso de plásticos e tecidos. Assim o exame de ultra som pode auxiliar no diagnóstico ao identificar movimentos anormais, sombras e sinais de obstrução.

Noutras vezes somente um exame radiográfico contrastado é quem pode fechar diagnóstico. Quando o corpo estranho de metal ou outro material mais denso o exame de rx pode identificar facilmente o objeto. Já a endoscopia tem indicação quando da presença do corpo estranho no estomago, servindo inclusive para a sua remoção, quando for possível.

Tratamento
O tratamento depende de onde parou ou está esse corpo estranho. Se ainda está no estomago pode ser tentado a remoção por via endoscopica. Caso esteja no intestino, ele pode ser monitorado para saber se esta progredindo junto com as fezes e caso esteja parado ou obstruindo o intestino, então somente um procedimento cirúrgico pode remove-lo.

No caso de corpo estranho linear, muito comum em gatos que engolem fios, o tratamento é cirúrgico e normalmente o animal já esta desenvolvendo um peritonite por ruptura de partes do intestino.

Fonte:

petcare.com.br/blog
Link: