quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Plano de cremação para cães e gatos

Crédito Imagem: Pet Rede

Se seu bichinho de estimação já é idoso, ou simplesmente você não quer ser pego desprevinido, agora tem plano de cremação para animais de companhia.

Você paga mais barato, antecipadamente, em 12 parcelas pequenas. E fica aliviado de não ter que se preocupar com isso num momento futuro tão dificil para você e sua família!!!

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Gato faz pose "ninja" em discussão com rival

Dois gatos parecem não ter se dado muito bem e acabaram quase brigando.
O detalhe é que um dos bichanos fez uma pose muito esquisita na hora do confronto.O animal ficou em pé nas duas patas traseiras numa pose parecida com as das lutas marciais.Postado na última terça, o vídeo já tem mais de 250 mil visualizações no Youtube.
Veja:

Página inicial do YouTube


Fonte:
F5.folha.uol.com.br/bichos
Link:
http://f5.folha.uol.com.br/bichos/1004574-gato-faz-pose-ninja-em-discussao-com-rival.shtml

Onde deixar o seu cachorro quando você viajar

Shutterstock

Você e sua família vão passar o fim de semana, o feriado ou período de férias fora de casa. Para quem tem animais de estimação, a primeira questão que surge, imediatamente à decisão de viajar, é sobre onde deixar o cachorro nos dias em que a família estará ausente. As três opções mais comuns para estes casos acabam sendo hospedar o cão em um hotel de animais, deixar com um amigo ou manter o cachorro em casa, sozinho, mas com uma pessoa responsável por alimentá-lo e levá-lo para passear.

Para a veterinária Camila Sakavicius, responsável pelo canil Emporium dos Cães, ao escolher a terceira opção, a família precisa estar preparada para correr muito risco. "E se o cão torcer a pata, tomar uma picada de inseto ou cortar a pele? Só terá uma visita depois de 12 ou 24 horas e isso pode ser tempo demais para esperar. É uma opção que pode ser perigosa para o animal. Todo cuidado é pouco. O pet pode virar o pote de água e ficar desidratado, entre outros. Pode ser uma alternativa para cães que não se adaptam aos novos ambientes, mas é um risco muito grande", argumenta Camila.

Aldo Macellaro Júnior, veterinário e responsável pelo hotel fazenda para cães Clube de Cãompo, comenta que se for para passar um dia sozinho, o animal que não sofre de ansiedade de separação pode ficar bem em casa, desde que os cuidados para garantir acesso à alimentação e água sejam devidamente tomados. Mas ele também vê desvantagens.

"Ficar sozinho em casa pode ser uma experiência estressante e perigosa, pois tudo na casa lembra os donos através da memória olfativa e eles não estão presentes. Isto pode levar a uma ansiedade de separação grande, com sintomas físicos e psicológicos", avalia o veterinário.

No caso de um amigo ou parente estar disposto a cuidar do cachorro durante sua ausência, você deve avaliar as condições desta hospedagem antes de optar por ela. A primeira observação dos veterinários quanto a isso é que você precisa ter certeza de que não está colocando as pessoas em situação constrangedora ao solicitar este favor. "Pedir a outra pessoa para cuidar de um animal pode gerar um certo mal-estar, tanto pela dificuldade em se recusar o pedido quanto pela responsabilidade da tarefa", afirma Aldo Macellaro.

Shutterstock

A veterinária Camila Sakavicius ressalta que os anfitriões podem não estar acostumados com a presença do pet em casa e os cuidados com porta aberta, piscina e escadas podem tornar a estada do seu cão perigosa. Ela também adverte que seu amigo ou parente pode acabar criando hábitos ruins no cachorro.

"Se o cão for mimado demais, voltará com problemas de comportamento que ele nunca teve. Por exemplo, você ensinou a não pedir comida enquanto a família almoça, mas seu amigo vive dando petiscos enquanto faz as refeições. Quando seu animal voltar, ele passará a pedir comida e somente os donos poderão consertar esta situação", exemplifica a veterinária.

Se a casa que vai receber seu animal de estimação tem outros cachorros, podem ocorrer problemas de convivência, mesmo que seu cão e os demais se conheçam de passeios e sejam amigos. Os veterinários explicam que os cachorros ficam diferentes quando não estão em seu território e, por outro lado, a hierarquia e dominância dos animais da casa pode disparar agressividade e conflitos por brinquedos, comida e atenção.

Deixar o cachorro com amigos ou em hotel são opções bem parecidas do ponto de vista do animal. "Hotel ou casa de amigos é um ambiente diferente para o cão. O processo de apresentação e adaptação a um novo local é o mesmo. Deve ser feito de modo gradual para que o animal entenda que aquilo é algo transitório e que ele voltará para casa", esclarece Aldo Macellaro.

Ele cita ainda que, a partir do momento que se estabelece uma associação positiva do novo local, o cão se sentirá bem no ambiente pelo período que for, por isso é importante que os donos hospedem o cachorro sempre no mesmo hotel, por exemplo.



Shutterstock

Não existem certificações que atestem a qualidade e confiabilidade dos estabelecimentos que oferecem hospedagem para animais de estimação, mas todos os hotéis para cachorro são obrigados a ter um veterinário responsável pelo local. Além disso, a empresa deve ser registrada no Conselho de Medicina Veterinária da região onde fica. O primeiro passo para escolher um hotel é visitar o local com seu cachorro e observar.

"O ponto mais importante é confiar nas pessoas que cuidarão do seu animal. Converse bastante e observe as atitudes com os outros hóspedes. Analise como é a relação dos outros cães com o responsável pelos animais e vice-versa. Verifique se os pets pedem carinho, se ficam felizes ao vê-lo. É claro que alguns cães são mais tímidos e não se aproximam do cuidador, mas isto tem de ser exceção. Se a maioria dos cães se comportar desta forma, pode haver algo errado", orienta a veterinária Camila Sakavicius.

Aldo Macellaro explica que durante a visita os donos devem observar a limpeza e o cheiro do local, saber se existem veterinários responsáveis pelo hotel, se os funcionários ficam 24 horas ou se os animais ficam desatendidos após o expediente.

"Procure saber também como será a rotina dos animais hospedados, se eles ficam trancados, se fazem atividades físicas, se os cães são separados de acordo com o porte, se os canis são termicamente confortáveis, como é o acesso do animal à água, se o local faz uma hospedagem profissional ou se é apenas mais uma das atividades que a empresa oferece, se exigem vacinação e antipulgas dos animais. Observe também como estão os hóspedes no local e procure conversar com pessoas que já utilizaram o serviço", completa Aldo.

Para ajudar o cão a lidar com essas situações, os veterinários destacam que os donos devem investir em socialização desde quando o animal é filhote, ensinando-o a ficar na companhia de outras pessoas e animais. "É importante saber como o cão reage em locais diferentes. Verifique se viajar e conhecer novos locais é prazeroso ou se a cada lugar visitado ele fica apreensivo", menciona Camila.

Fonte:

Bbel.uol/variedades/post
Link:

Animais de estimação devem ter limites na hora das refeições

Crédito Imagem: Pet Rede

Você é o tipo de dono de animal de estimação que dá de tudo para ele? Carnes, comida, doces e outras guloseimas? Tome cuidado com os hábitos alimentares dos bichos. Outro quesito é sobre os limites durante as refeições. Assim como nós, seres humanos, precisamos de tempo para se alimentar, o sentar à mesa na hora de comer dos pets também é cheio de rituais e características comportamentais e sociais.

A primeira orientação é quanto ao horário, pois os donos precisam fornecer o alimento sempre, evitando dar ração o tempo todo. “O dono que impõe limites ao seu animal de estimação acaba promovendo uma melhor qualidade de vida ao seu pet, pois evita que ele coma alimentos impróprios e em horários inadequados”, ressalta a médica veterinária, tutora do Portal Educação Danielle Pereira.

Deve-se observar também que o cachorro que está em volta, no momento em que o dono está comendo, está em busca de alimento, porém é o dono que vai impor limites e alimentá-lo na hora certa.

Outro erro é dar ao cão filhote a comida para ganhar afeição, como petiscos a todo o momento. Entretanto, essa forma pode tornar-se um hábito vicioso no animal. É importante ressaltar ainda que a relação entre animal e homem deva ser baseada em liderança. Quando o cão fica pulando e chorando ao pé da mesa por comida pode estar fazendo isso não por fome, mas para mostrar que possui mais domínio.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/animais-de-estimacao-devem-ter-limites-na-hora-das-refeicoes/

Como evitar traumas no banho dos bichos

É muito comum surgirem traumas durante o banho e a tosa dos cães. Muitos chegam altamente traumatizados e seus donos a beira de um ataque de nervos. Tudo isso pode ser evitado se tomarmos algumas providências e atentarmos para alguns detalhes na hora da escolha do local onde levar o filhote, pois, em sua maioria, os traumas são adquiridos muito cedo pelos cães.

Crédito Imagem: Pet Rede
Em primeiro lugar é importante que você saiba que, de onde seu filhote veio, ele não tenha sofrido algum trauma relacionado à água, mesmo em situações simples. Ir beber água e cair no pote pode ser muito assustador para um pequeno filhote. 

Outra situação complicada pode acontecer na hora de lavar o local onde ficam os pequenos. Às vezes, mesmo sem intenção, o jato da mangueira pode molhar subitamente o filhote e, a partir daí, ele vai sempre associar água a algo ruim.

Caso não seja possível detectar se aconteceu algum trauma durante o manejo do filhote, é importante que algumas medidas sejam tomadas. O primeiro passo é encontrar um bom Pet Shop, e de preferência um que seja indicado por um amigo que frequente o local há algum tempo. Procure visitar o Pet Shop antes mesmo de levar seu peludo.

Outra coisa importante que exige atenção é o atendimento e as respostas dadas pelos funcionários da loja às suas perguntas, mesmo sem que você tenha levado seu cachorro ainda. É através delas que você irá descobrir se a loja tem interesse em ter você como cliente ou se o seu cãozinho vai ser apenas mais um nesse estabelecimento.

Estar atento ao atendimento, e ao tratamento dispensado ao seu mascote é fundamental para prevenir futuros traumas que podem ocorrer por manejo inadequado, ou mesmo por falta de profissionalismo de algumas pessoas, que entram no mercado apenas com o intuito de ganhar dinheiro sem se importar com as condições e situações que vão submeter os animais.

Conhecer todos os funcionários da loja é uma boa estratégia para saber tudo o que acontece durante os banhos. Se apresente, procure saber o nome de todos que estarão de alguma forma envolvidos no manuseio do seu cachorro. Desta forma, quando eles estiverem com a responsabilidade de banhar e tosar o seu cão, dobrarão os cuidados, pois sabem de quem é o ‘danadinho’.

Casos mais graves são os de animais que realmente já sofreram o trauma do banho, ou aqueles que já são traumatizados desde pequenos. Nesses casos é fundamental que a loja tenha um atendimento diferenciado para esses clientes especiais, que são extremamente sensíveis e precisam de um ambiente muito tranquilo e do acompanhamento de um profissional ligado a área comportamental. Caso se depare com algo diferente disso, desconfie!

Acompanhe todo o processo do banho do seu amigão. Se for impedido de acompanhar e mesmo sabendo que seu peludo tem traumas, insistirem em colocá-lo em local inadequado, como ficar durante muito tempo em espera para o banho, procure, se possível, outro local onde possam dar uma atenção diferenciada para seu cão.

Dica: se seu amigão tem medos e fobias com relação a banho, ele deve ter um atendimento especial e diferenciado, afinal você está pagando pelo serviço e o mínimo que deve ser oferecido é um tratamento com todo carinho e respeito que ele merece, afinal com ou sem medo ele é muito especial pra você.



Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/como-evitar-traumas-no-banho-dos-bichos/

Por que não dar chocolate para seu bicho de estimação?

Crédito Imagem: Pete Rede

O chocolate contém uma substância chamada Teobromina, que estimula o sistema nervoso e pode causar convulsões, epilepsia e até a morte do animal. Menos de 2 g/kg já podem ser mortais.

A dica é oferecer apenas petiscos e biscoitos específicos para cães, já que são formulados especificamente para esses animais. Caso suspeitar que seu pet ingeriu chocolate, o ideal é consultar um veterinário.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/por-que-nao-dar-chocolate-para-seu-bicho-de-estimacao/

Parasita de cães pode ser transmitido aos humanos

A giardíase é vista como uma condição rara, no entanto, especialistas alertam que o parasita Giardia é uma causa frequente para a ocorrência de diarreia em animais de companhia e na família. Estudos internacionais sustentam a classificação da Giardia pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um parasita zoonótico, o que significa que as infecções podem ser transmitidas dos animais para crianças e adultos. Por ser uma zoonose, é essencial que os médicos veterinários atentem aos sintomas, pois os cistos deste protozoário são pequenos, eliminados intermitentemente pelas fezes e difíceis de encontrar, desta forma, a Giardia constitui um dos parasitas mais comumente subdiagnosticados.


Crédito IMagem: Pet Rede

De acordo com o Dr. Márcio Moreira, médico veterinário especializado em Patologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Araçatuba), Mestre em Fisiopatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelo laboratório clínico do Hospital Veterinário Anhembi Morumbi, o acompanhamento do tratamento para Giardia é essencial. “Ao contrário do que muitos pensam, esta doença não acomete apenas cães em canis. Estudos recentes comprovam que o parasita é prevalente em cães bem cuidados em países como o Brasil, especialmente em cães jovens com menos de um ano de idade”, afirma o especialista. 


Estudos apontam uma prevalência de Giardia duodenalis (G. lamblia ou G. intestinalis) em 32% a 80% dos cães, sendo esta incidência variável de acordo com a região brasileira. Estima-se que 12,2% dos cães de rua e domiciliados em São Paulo (SP)¹ tenham este parasita, que também atinge 16,9% dos animais em Botucatu (SP)² e 29% em Uberlândia (MG)³. 


A Giardia também constitui um problema global, aproximadamente 80% dos animais da Itália⁴ foram diagnosticados com este protozoário, assim como 58,8% dos pets na Hungria⁵ e 51% no México⁶. Este parasita habita o intestino do animal e é responsável por provocar a deficiência vitamínica e mineral no hospedeiro, sendo também uma ameaça para a saúde humana por ser transmitida pelo contato com objetos, alimentos e água contaminados. Nos animais que apresentam sintomas, são observadas fezes amolecidas a diarreicas, episódios de diarreia agudos ou intermitentes, fezes de odor fétido, vômitos, perda de peso, flatulência e até desidratação, que quando não tratada, pode levar à morte. 


O Dr. Márcio Moreira alerta que a imunidade do animal é um fator determinante para o aumento do risco de contrair a infecção, sendo que muitos filhotes que recebem o diagnóstico positivo para a Giardia, geralmente foram contaminados nos locais de criação ou até nos pet shops em que são mantidos até a sua venda. 


A giardíase pode ser diagnosticada em exames de rotina, como check-ups, com a utilização de técnicas de análise auxiliar de amostras de fezes. Caso o parasita seja encontrado no exame fecal, deve-se iniciar o tratamento, independente do animal estar doente ou assintomático. O tratamento contra a Giardia é realizado com medicamentos como o Drontal® Plus, da Bayer Saúde Animal. “Drontal® Plus oferece um tratamento eficaz contra esta grave doença parasitária eliminando os sintomas e o risco de transmissão em apenas três dias. O produto contém princípios ativos que agem em sinergismo contra o parasita e ajudam a prevenir a reinfecção, além de garantir a vermifugação durante o tratamento contra a Giardia”, afirma Marielle Gomes, Gerente de Produto da Bayer Saúde Animal (com assessoria Bayer Health Care).


Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/parasita-de-caes-pode-ser-transmitido-aos-humanos/

Simon’s Cat – Não fazer carinho no seu gato pode causar transtornos

Animação muito bacana, Simon’s Cat retrata várias situações no convívio entre humanos e gatos, essa ai de baixo mostra o que a falta de carinho pode causar, o gatinho quer chamar a atenção mas o Simon não se toca de fazer carinho nele, bem feito pro Simon!


Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Sem paciência para cachorros, homem tem um búfalo como animal de estimação



Há quem goste de gatos e os que prefiram os cachorros. Mas o canadense Jim Sautner é mais, digamos, bruto.
Cansado dos bichinhos de estimação de sempre, ele mantém um búfalo dentro de casa. Morador da província de Alberta, ele é dono de "Bailey Junior", um pequeno búfalo de nada mais nada menos do que 800 kg.
É comum vê-lo deitado no tapete da sala, ao lado do cachorro da casa. Até mesmo passear no carro do dono ele vai. E você aí reclamando da bagunça de seu cachorrinho.

Fonte:
pop.com.br/popnews/noticias/poptrash
Link: