terça-feira, 5 de abril de 2011

Cálculo urinário: seu cãozinho tem?

Saiba quais cuidados deve-se ter com cães

que apresentam cálculos urinários.


Por Silvia Parisi


Os cálculos urinários ou urólitos (“pedras” - foto) ocorrem com frequência em cães e se formam na bexiga e uretra. Já os cálculos localizados dentro dos rins (“pedra no rim”) são bem mais raros. A formação do cálculo se dá a partir do aparecimento de cristais na urina. Esses cristais podem ter diversas composições (uratos, oxalato de cálcio, fosfato triplo, sílica e cistina). Por fatores ainda não totalmente conhecidos, os cristais começam a se agrupar formando o cálculo. Além de uma predisposição (“tendência”) que alguns animais têm em formar os urólitos, existem fatores que contribuem para o aparecimento deles. Entre eles estão: infecções urinárias, deficiência de vitamina A, dieta alimentar e retenção de urina. Neste último caso, cães que não urinam dentro de casa devem ser levados para a rua pelo menos 3 vezes ao dia para que não retenham a urina por muitas horas.

A idade em que os cálculos aparecem com maior frequência está entre 1 e 6 anos e é mais comum em machos. Uma vez formado o cálculo, o animal pode apresentar um ou mais sinais clínicos. Os mais comuns são: sangue na urina, dificuldade de urinar (gotejamento de urina), não conseguir urinar (obstrução das vias urinárias), dor abdominal, apatia e falta de apetite.

O diagnóstico dos cálculos urinários pode ser feito pela simples palpação da bexiga (diagnóstico de cálculos grandes) e histórico do animal, mas é interessante proceder a exames complementares como ultrassonografia, raio-X e exame de urina.

Como tratar? O tratamento é cirúrgico, pois, normalmente, o cálculo é muito grande, havendo uma obstrução completa das vias urinárias (no caso de o animal não conseguir urinar) ou uma grande quantidade de cálculos. São raros os casos em que o animal consegue expelir a ‘pedra’, mas isso demanda tempo e muito sofrimento.

Após retirado, o cálculo deve ser analisado para se conhecer a sua composição. A partir daí, será instituída uma terapia para prevenção do aparecimento de novas “pedras’. O pH urinário deve ser ajustado (dependendo da composição do urólito), a dieta controlada e a ingestão de água deve ser estimulada para que sempre haja um grande fluxo de urina, evitando-se assim a chance dos cristais se unirem novamente. Antibióticos também são usados.

Os animais que já tiveram cálculos ou são predispostos ao seu aparecimento (apresentam cristais na urina) devem fazer o tratamento preventivo e serem monitorados através de exames de urina frequentes.

Silvia Parisi é médica veterinária.



Fonte:


PEQUENOS CÃES - GRANDES AMIGOS


O maior canil da América Latina.

Imagine um canil com área de cem mil metros quadrados que pode abrigar dois mil cães.
Imaginou? Então você já tem uma idéia de como é o novo canil da AAAC – Associação Amigos dos Animais de Campinas inaugurado no final de semana passado.

Com total gasto de R$ 1.200.000,00 a AAAC contou com a ajuda de doações.

Com muitos colaboradores entre doadores e veterinários, é muito bom ver que ajudar dá resultados.

Se você faz parte do time que gostaria de ajudar uma instituição mas não sente segurança para isso, não fique nesse impasse, conheça alguma dentre as muitas associações de apoio a animais, visite, pesquise, investigue, faça qualquer coisa, só não deixa de ajudar.

Fonte: jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/caninos/o-maior-canil-da-america-latina/

Oração de um cão preso no canil da Prefeitura implorando por misericórdia ao Prefeito de Tatuí.


Imagem: Ilustração/Divulgação
Senhor Prefeito, estou preso no canil da prefeitura, conhecido como canil do CCZ. Para que compreendas minha súplica, permita-me relatar minha história rapidamente.

Nasci numa casa de pessoas normais, tinha o aconchego de minha mãe e muitos irmãos para brincar. Ainda bebê fui levado para outra casa. Chorei muito pela falta de minha mãe, e pelo choro apanhei muito.


Fui crescendo, já estava acostumado com a nova casa, e como é de costume entre os cães, era fiel e o melhor amigo da família, daria minha vida para protegê-los. Até que um dia fui levado para um bairro distante e me abandonaram a própria sorte. Tentei correr desesperado atrás do carro, mas não alcancei. Fiquei vagando errante pelo bairro, na esperança que meus amigos voltassem me buscar. Não voltaram. A tristeza e a solidão me acompanham desde então.

Abandonado por quem eu mais confiava, passei fome, frio, e maus tratos sem fim. Chutes, descaso, pedradas. Consegui sobreviver porque tive a sorte de encontrar anjos que me davam comida e água. Vivia angustiado, triste, até o dia que fui caçado e com extrema violência laçado e trazido para o canil da prefeitura. Meu corpo dói, estou ferido e sangrando muito. Aqui é muito triste, eu estou numa cela minúscula, mal posso me mexer. Meus amigos estão em celas maiores, amontoados.

Senhor Prefeito, sou inocente. Porque me aprisionou com tanta crueldade? Em horas ou poucos dias serei cruelmente assassinado!!! Porque Senhor Prefeito… Porque mataram dezenas de milhares de cães, gatos e cavalos neste local infame e maldito?

Suplico por misericórdia Senhor Prefeito, clamo por minha vida e pela vida de todos que aqui estão lentamente agonizando esperando a morte!!!!!! Misericórdia Senhor Prefeito!!!! Basta um telefonema seu para que não seja morto mais nenhum animal aqui no CCZ. Ordene Senhor Prefeito que este local nazista seja imediatamente destruído, que aqui não fique pedra sobre pedra. Tende piedade de nós Senhor Prefeito.

Senhor Prefeito, livrai-nos da morte. Amém.


Fonte:


jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada