quarta-feira, 25 de maio de 2011

Gata adota pintinhos na China.

Conheça Niu Niu, a gata chinesa que adotou pintinhos
Crédito Imagem: UOL Tabloide


A gata chinesa Niu Niu, chocou seu dono Lao Yang ao contrariar sua tendência, digamos, "felina" e agir como mãe de 30 pintinhos recém-nascidos.
 
No começo o fazendeiro ficou irado quando viu Niu Niu com as aves, e chegou a ser injusto com ela. "Voltei para casa e vi Niu Niu dentro da caixa dos pintinhos. Achei que ia comê-los", disse. "Gritei com ela, que congelou na hora. Só então percebi que os pintinhos estavam pululando em cima dela e que ela estava apenas brincando com as aves", conta Yang.

Mas moderna como só ela, Niu Niu não se deixou abalar e ganhou a confiança do dono. Agora ele deixa a gata de babá das aves quando sai de casa.

"É impressionante. Niu Niu chega até a abraçar os pintinhos quando vão dormir, e eles a aceitam como se fosse mãe. Até a seguem a todos os lugares!", se derrete o "avô".

Mas fica ainda a pergunta que não quer calar: onde está a galinha desnaturada que pariu essas fofuras?

Fonte:
Notícias / Uol / Tabloide
Link:
http://noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas/2011/05/25/conheca-niu-niu-a-gata-chinesa-que-adotou-pintinhos.jhtm

Égua cega de Montana recebe cuidados e "escolta de gangue" de animais.

Sissy, uma égua cega,
recebe cuidado e escolta de cinco cabras e cinco ovelhas.
Crédito Imagem: UOL Tabloide

Uma verdadeira gangue de animais, formada por cinco cabras e cinco ovelhas, pratica uma espécie de escolta e auxílio à Sissy, uma égua cega de 15 anos, que vive numa fazenda no Estado de Montana, nos Estados Unidos.
Michelle Feldstein, de 66 anos, dona do local - que é um abrigo de animais - disse ao site "Metro.co.uk" que está acostumada a encontrar animais em situações incomuns, mas que desta vez ficou impressionada.

"Já vi patos que não conseguem voar, gatos sem garras e lhamas nômades, mas nunca vi uma amizade como essa", diz. É um senso de camaradagem, respeito ao próximo e solidariedade que não se vê todos os dias.

"A comitiva que toma conta de Sissy a circunda na hora das refeições e a faz chegar corretamente ao feno. Eles também mostram a ela onde está a água e avisam onde estão as cercas", conta Feldstein, ressaltando que eles cuidam da égua mesmo quando há tempestades de neve ou chuvas torrenciais.

Como explicação ao caso, a dona do local apela para o místico e faz uma reflexão válida: "acredito que exista uma magia envolvida nessa amizade entre égua, ovelhas e cabras. Quando os observo, me pergunto por quê as pessoas não podem fazer isso também".
Ai, os seres humanos...


Fonte:
Uol / Notícias / Tabloide
Link:
http://noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas/2011/05/25/egua-cega-de-montana-recebe-cuidados-e-escolta-de-gangue-de-animais.jhtm

A saúde dos pets merece atenção especial no inverno.

 Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação

É comum durante o inverno adotarmos uma postura mais vigilante com relação a algumas atitudes que podem ocasionar doenças que são mais frequentes nessa estação. Da mesma forma devemos proceder com os animais de estimação, que também são mais vulneráveis a certos tipos de patologias nessa época do ano, como gripes.


Algumas recomendações simples, mas que podem fazer toda a diferença nessa questão preventiva, é evitar o exagero no número de banhos. Quando eles ocorrerem, deve-se usar sempre água morna e escolher os horários mais quentes. Outra importante medida é evitar locais onde o animal fique exposto ao frio, vento e umidade.

Além disso, segundo a médica veterinária Isabella Vincoletto, a suplementação com vitamina C desempenha um importante papel também nessa questão. Esse nutriente tem diversas funções no metabolismo, atuando como coenzima e co-fator em várias reações biológicas. Junto com a vitamina E, a vitamina C também age como antioxidante, neutralizando os radicais livres.
“O uso correto de vitamina C traz muitos benefícios, tanto para cães e gatos, quanto para outras espécies de animais domésticos, principalmente, no período do ano em que as temperaturas ambientais estão mais baixas”, explica Isabella Vincoletto.

E quando o pet já apresenta os sintomas de gripe?
A principal dificuldade na detecção da gripe canina é que os sintomas podem não alterar o comportamento do animal. Por isso, é fundamental que os donos estejam atentos e, se o animal apresentar sinais de gripe, devem procurar orientação do médico veterinário.

“Apesar de haver variação nos sinais clínicos em todos os tipos de doenças, os sintomas mais evidentes de um cão ou gato gripado são a tosse e o espirro, que podem persistir na falta de tratamento. Os animais ainda podem ter secreções nasais, febre e falta de apetite, sintomas que podem evoluir para uma pneumonia ou bronquite se não tratados”, alerta Vincoletto.


Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/a-saude-dos-pets-merece-atencao-especial-no-inverno/

Saiba quais plantas podem intoxicar seu gato.

Alguns vegetais não fazem mal a humanos,
mas podem prejudicar bichanos; entenda
Do R7*
Uma das plantas mais tóxicas para o bichano é o lírio;
portanto, deixe-o longe desta flor.
Crédito Imagem: Thinkstock

Os gatos são animais curiosos por natureza. Quem tem um bichano em casa sabe o quanto ele adora bisbilhotar o novo vaso de plantas que seu dono acaba de comprar.

Entretanto, é importante saber com qual planta ele está se divertindo ou de qual está se alimentando, pois algumas podem colocar em risco sua saúde.

De acordo com Estela Pazos, veterinária pós-graduada em medicina felina, geralmente as plantas que possuem flores são as mais venenosas para os gatos.

- Elas possuem toxinas perigosas para eles e podem causar insuficiência renal, desidratação e intoxicação grave, levando-os até mesmo à morte.

Há casos em que o gato não precisa, necessariamente, ingerir a planta para se intoxicar.
Algumas liberam líquidos ou possuem veneno nas folhas. Ao entrar em contato com o bichano, essas substâncias podem contaminá-lo.

- A mais perigosa é o lírio [além de seus derivados]. Mas há outras também bastante venenosas. Bons exemplos são: antúrio, bico-de-papagaio, azaleia, copo-de-leite, babosa, comigo-ninguém-pode, coroa-de-cristo, costela-de-adão, mamona, espirradeira, hortênsia, tulipa, mamona, violeta e dracena. Além de proibida no Brasil, a maconha é nociva aos bichanos.

Se você possui alguma dessas plantas e um felino em casa, o negócio é seguir a dica de Cecy Passo, consultora especializada em gatos: deixe-as em uma altura em que o gato não consiga pegar.

Apesar de tantas opções tóxicas, há, também, plantas que fazem bem para os felinos. Segundo Cecy, a hortelã e o catnip são ótimas opções para acalmar o felino. A segunda opção, aliás, tem fama de causar efeito alucinógeno entre os bichanos. Mas a especialista desmente.

- Essa planta já chegou a ser associada à maconha, o que eu acho um desrespeito. Elas não têm absolutamente nada a ver uma com a outra, não é alucinógena. Apenas relaxa o felino, deixando-o mais descontraído para brincar.

Outras opções benéficas para os felinos domésticos são o mato ou capim.
- Gatos fazem a higiene pessoal com a língua, então, ingerem muito pelo. Para eliminar a pelagem ingerida, comem mato ou capim para ajudar na digestão.

Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias
Link:
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/saiba-que-plantas-podem-intoxicar-seu-gato-20110525.html?question=0