quarta-feira, 2 de março de 2011

Transporte seu pet com segurança neste carnaval

Verificar atestados de vacina com antecedência
e evitar levar bichos idosos ou muito novos são recomendados.
É recomendável evitar o transporte de animais fora da caixa
Crédito: Erik Przekop
Com o feriado prolongado de carnaval, muitos aproveitam a oportunidade para se afastar da cidade grande. Independentemente do destino, no entanto, vale a pena ficar atento a uma série de cuidados, principalmente se a família optar por levar os animais de estimação na bagagem. O médico veterinário Mário Marcondes, diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira, orienta que o dono deve refletir sobre o transporte e acomodação do bicho antes da viagem, e caso não haja a possibilidade de tratá-lo da melhor forma possível, é preferível deixá-lo em um hotel.

Isso porque dependendo do transporte, principalmente os cães, sofrem de enjoos em viagens mais longas. Sem contar nos riscos de inflamação no ouvido causado pelo vento intenso, ou até mesmo possíveis quedas pela janela aberta. Para amenizar os problemas, o veterinário sugere que o animal seja acostumado com antecedência a andar de carro, sendo carregado em pequenos percursos, sempre dentro da caixa de transporte.

Já em viagens de avião é preciso ficar atento quanto às exigências das companhias aéreas, que geralmente solicitam reserva antecipada, atestado de saúde, vacinação em dia e caixa de transporte. Outro detalhe importante são as possíveis conexões em outros lugares antes do destino final. É sempre bom lembrar que se as viagens muito longas já são exaustivas para os seres humanos, o que dirá para os bichos.

Conforto
Depois de analisar os prós e contras, caso o dono tenha decidido levar seu animal para viajar no feriado de carnaval, Marcondes dá dicas sobre o que deve ir na bagagem do pet. “De preferência, leve a caminha ou manta de dormir do seu cão, além de alguns brinquedos preferidos dele. A ração também deve ser mantida e nenhum outro tipo de alimento deve ser dado. Isso ajudará a ambientá-lo mais rapidamente ao local”.
E falando em adaptação, vale lembrar que é totalmente desaconselhável levar animais idosos ou com a saúde debilitada. Por motivos óbvios. Nessas situações, caso haja alguma emergência, nem sempre será possível encontrar um veterinário de confiança para tratá-lo. O mesmo vale para filhotes. “Recomenda-se que os animais com menos de 4 meses que ainda não completaram a vacinação só viajem em caso de necessidade”, explica Marcondes.

Outro ponto destacado pelo veterinário são os cuidados na hora das caminhadas com os cães. Isso porque com as altas temperaturas e o sol quente, os animais podem sofrer de insolação e até mesmo câncer de pele. “Todos os cães devem usar filtro solar fator 30 a 50 nas regiões com poucos pêlos como ponta de orelhas e focinho, mas os de pelo branco precisam de cuidados redobrados. Mantê-los sempre em locais arejados e bem hidratados também é recomendado.

Carnaval: dicas de segurança para o seu pet

Fique atento às fantasias muito grossas,
que podem causar calor excessivo aos animais.
Hidratação e descanso também são fundamentais para os foliões caninos.
Evite a exposição do animal ao sol entre às 10h e às 16h.
Crédito: Flickr/ CC – TheNickster
O Carnaval é um dos feriados mais aguardados, e se você e seu cachorro não querem ficar de fora da folia, melhor tomar alguns cuidados com a segurança do bichinho. E, lembre-se, antes de fantasiá-lo, certifique-se que ele esteja à vontade com a roupinha. Bom divertimento!

Visibilidade
Aplique fitas refletoras na fantasia do bichinho, assim, ele poderá ser visto durante a noite por motoristas e ciclistas. O produto pode ser facilmente encontrado em lojas de equipamentos esportivos e garante a visibilidade de seu pet no escuro.

Tecidos
Ao comprar uma roupinha, certifique-se que seu tecido não é inflamável e que seja à prova de fogo. Outro ponto importante é ter cuidado com peças que se soltam com facilidade, como botões e laços. Eles podem ser engolidos pelos pets.
Evite tecidos pesados na hora de escolher a fantasia do bichinho e,
de preferência, faça a estreia da roupa antes de ser usada no Carnaval.
Crédito: Flickr/ CC - akaporn
Conforto
Tenha certeza que a fantasia não está muito apertada no animal. O dono deve conseguir colocar três dedos entre a roupinha e o corpo do pet, especialmente no pescoço, para garantir seu conforto. Durante o passeio é bom certificar-se com frequência se o cachorro não está com calor ou incomodado. Outro ponto a observar é o seu tecido, que não deve ser grosso. Como os cães não suam como os humanos, uma roupa muito pesada dificultará ainda mais sua transpiração.

Praticidade
Não deixe para estrear a fantasia do pet no Carnaval. Procure vestir o animal com a roupinha outras vezes para que ele se acostume. Lembrando que caso ele não goste, é preciso respeitá-lo e não insistir.

Transporte
Sair com o pet em um local repleto de pessoas estranhas e outros animais pode ser uma experiência excitante ou mesmo amedrontadora para o seu bichinho. Sendo assim é importante o uso de guia e coleira para evitar que os cachorros se estranhem ou briguem. A guia e coleira também evitam que os cães se percam do dono.

Hidratação
Evite sair com os animais entre às 10h e às 16h, período em que o sol está mais quente. Não esqueça de passar protetor solar na ponta das orelhas, focinho e barriga do pet, principalmente os de pelagem branca. Levar também uma garrafinha de água e um recipiente para oferecer com frequência o líquido ao animal.

Cão mais triste do Reino Unido tem recuperação milagrosa

Princess foi abandonada com uma grave doença de pele em dezembro de 2010, mas se recuperou em tempo recorde.
Após dois meses de tratamento, Princess (à dir) está recuperada e pronta para adoção
Crédito: Reprodução/ Daily Mail
Era de partir o coração ver as imagens da cadela Princess, quando foi encontrada em dezembro de 2010. O animal de oito meses foi abandonado portando uma séria doença de pele, o que causou a queda quase total de seus pelos. Resgatada por um abrigo de animais na Inglaterra, felizmente, a cadelinha foi tratada e recuperada em tempo recorde: dois meses.

De acordo com o jornal Daily Mail a cadela que foi nomeada como dona do “olhar mais triste do Reino Unido” hoje brinca feliz e aguarda por um novo dono.
Acredita-se que ela seja uma mistura de Staffordshire Bull Terrier com Greyhound e portava uma condição que tornava sua pele tão delicada que ela não podia nem sair de casa.
Cadela foi abandonada com uma grave doença de pele
Crédito: Reprodução/ Daily Mail
O problema foi causado por uma infestação de ácaros na raiz do seu pelo, e só poderia ser resolvido com um coquetel de medicamentos extremamente caro. Foram graças às centenas de doações que hoje a cadela está recuperada. Segundo a publicação, Princess está aprendendo a receber carinho e a brincar também, atividades que visivelmente ela não tinha antes.
Já recuperada, Princess agora aguarda pela adoção de um dono amoroso. Os funcionários do Santuário Animal Bleakholt dão preferência para pessoas que não têm outros pets, já que a cadela ainda é um pouco assustada, como contou Neil Martin, gerente do local. “Ela não sabia nem como brincar. Tentamos apresentá-la a alguns brinquedos mas ela ficou com medo”.

Justin Bieber promove a adoção de cães e gatos

Nova campanha de Justin Bieber para a Peta faz referência à música “U Smile” e incentiva as pessoas à adoção de pets.

Nova campanha diz que os “animais podem fazer você sorrir” Subcat: cães e gatos
Crédito: Reprodução/ Peta

Depois do sucesso da primeira campanha de Justin Bieber para a ONG Peta, em dezembro de 2010, o astro teen volta a protagonizar um comercial para a entidade.

Em referência ao seu novo single U Smile (“Você Sorri”, em tradução livre), o cartaz vem com os dizeres: “Os animais podem fazer você sorrir. Procure um abrigo perto do seu bairro”.

Vale lembrar que Bieber pode falar com propriedade sobre adoção de animais, já que ele mesmo adotou Sam, da raça Papilom, há um ano de um abrigo.

Com a sua nova campanha o jovem disse ao site oficial da Peta que quer deixar uma mensagem muito importante aos seus fãs: “ao comprar um cão ou gato de um pet shop ou de um criador, um animal abandonado necessitando de uma família deixa de ganhar um novo lar”.

Fonte: PETMAG / UOL / NOTÍCIAS
http://petmag.uol.com.br/noticias/justin-bieber-promove-a-adocao-de-caes-e-gatos/

Crematório para animais oferece serviço eco-friendly

Éden Pet alerta para o problema do sepultamento indevido de animais e lança método que evita a emissão de gases poluentes.


A cremação é uma alternativa ao enterro convencional de animais
Crédito: Flickr/ CC – NatalieMaynor
Promover ao animal de estimação uma despedida adequada é uma prática cada vez mais utilizada entre os donos de cães, gatos e até roedores. Em vez de simplesmente enterrar os bichinhos no quintal de casa, muitos têm optado por crematórios de animais.

Esse é o caso do Éden Pet, crematório especializado que além de oferecer um serviço 24h de retirada do animal na residência, também conta com um método de cremação eco-friendly. Segundo Thiago Sampaio Milani, proprietário do espaço, a combustão acontece completa na hora de cremar o pet, evitando a emissão de gases poluentes.

Para o empresário, a cremação é uma maneira responsável de se despedir do animal de estimação, uma vez que a destinação incorreta do corpo pode ser prejudicial para o meio ambiente. “Quando os animais são enterrados de maneira incorreta, sua decomposição pode contaminar o lençol freático através da liberação do necrochorume (líquido da decomposição de cadáveres que se infiltra nos terrenos), e pets que tenham morrido com doenças infectocontagiosas podem acabar contaminando os seres vivos que vivem por perto”, adverte Milani.

Uma vez que os animais de companhia já conquistaram seu espaço como membros das família, para o empresário, eles mais que merecem receber uma despedida adequada. “Perder um animal de estimação é muito triste. É com eles que compartilhamos os diversos momentos da vida, e queremos com este serviço amenizar o máximo possível a dor dessa perda”.


O Éden Pet oferece ainda urnas customizadas com réplicas das raças dos bichinhos ou com a imagem de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais. Tudo isso para que o dono continue tendo a companhia de seu pet para sempre.