quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Primeiros socorros para cães e gatos.

Livro ensina principais procedimentos de emergência para animais e dá dicas para o próprio dono avaliar a saúde do pet.
Livro ensina como dono deve agir em casos de emergência.
Crédito: Reprodução / Gutenberg.
Quando há uma emergência com seu bichinho de estimação e seu veterinário não está disponível no momento, o que você faz? Nessa hora, muitos acabam entrando em pânico e não sabem como agir. Por isso, para ajudar os donos nesse momento difícil, a americana Amy D. Shojai, especializada em medicina de emergência, escreveu o livro Primeiros Socorros para Cães e Gatos. A publicação acaba de ganhar uma versão em português e conta com a colaboração de mais de 80 médicos veterinários, entre norte-americanos e brasileiros.
Na obra, a autora mostra técnicas de imobilização e de ressuscitação cardiopulmonar, além de dar dicas de quais medicamentos e em que quantidades os remédios para humanos podem ser usados nos animais. A americana ensina ainda como avaliar os principais sinais vitais de cães e gatos.
O guia também lista um kit de primeiros socorros que é preciso ter em casa. Entre os materiais sugeridos estão tesouras sem pontas (para curativos), focinheira, termômetro clínico, tosquiador elétrico (para aparar pelos em volta de feridas), plástico bolha (para tala de imobilização) e soro fisiológico (para limpar feridas).
Quem tem um bichinho em casa precisa também estar atento ao seu comportamento. Falta de apetite e apatia, por exemplo, podem esconder diversas doenças. Isso sem falar nos acidentes e imprevistos tão comuns na vida dos pets.
O preço sugerido do livro, disponível nas principais livrarias do Brasil, é 49,90 reais.

Adote um pet neste Natal.

Campanha mostra ex-cães abandonados esbanjando felicidade enquanto se preparam para o Natal em seus novos lares.





Universidade americana usa cães para reduzir estresse pré-prova

Iniciativa ocorreu na universidade de Tufts em Medford.
Quatro cães interagiram com estudantes em visita surpresa.
Cães visitaram na terça-feira o campus da universidade de Tufts em Medford, no estado de Massachusetts (EUA), na tentativa de ajudar os alunos a reduzir o estresse durante o período de prova final. (Foto: Gretchen Ertl/AP)
Quatro cães interagiram com os alunos no campus da universidade de Tufts.
(Foto: Gretchen Ertl/AP)


Fabricante lança vasilha portátil para cães e gatos

Magic Bowl é ideal para ser utilizada em passeios ao ar livre

Recipiente é feito de nylon impermeável
Crédito: Divulgação/ Assessoria de Imprensa
Quem já fez uma viagem longa ou mesmo um passeio no parque com o seu bichinho de estimação bem sabe da dificuldade para o transporte dos potinhos de água e ração do peludo. E com o objetivo de facilitar essas saídas, a Pet Society acaba de lançar o Magic Bowl, recipiente portátil para fornecer água e ração aos pets.
Segundo o fabricante, o produto é prático de carregar, já que é dobrável e feito de nylon impermeável. Quando fechado, seu formato lembra uma nécessaire, medindo apenas 20cm.
“Com esse formato o produto pode ser levado sem ocupar muito espaço. Além disso, sua versatilidade dispensa que o dono leve mais que um recipiente na hora de passear com o seu bichinho de estimação”, explica Cleiser Kurashima, coordenadora do departamento de Tecnologia & Inovação, da Pet Society.
O Magic Bowl é ideal para ser levado a qualquer passeio do seu pet, desde os mais longes, como as viagens e até nas caminhadas ao parque. O produto está disponível nos principais pet shops do Brasil.

Pets gordinhos participam de concurso de emagrecimento

Onze cães e gatos obesos vão participar do Pet Fit Club, da ONG PDSA. Quem perder mais peso será o vencedor da competição.

Depois do sucesso das edições anteriores, a PDSA, ONG de proteção animal britânica, acaba de revelar a lista de pets gordinhos que vão participar do Pet Fit Club. O programa de emagrecimento da entidade é conhecido por auxiliar animais obesos a se exercitarem, tudo com acompanhemento de veterinários especialistas.

De acordo com o jornal Daily Mail foram divulgados na última segunda-feira, 13 de dezembro, a lista dos 11 participantes, entre eles, cinco cães gorduchos e seis gatos fofinhos além da conta. Em entrevista à publicação, o porta-voz da PDSA disse que o emagrecimento é a única forma dos animais conseguirem aumentar sua expectativa de vida, que acaba ficando muito comprometida com a obesidade.

Um dos participantes do programa é Percy, um gatinho diabético de 10 anos. O bichano pesa 8,6 kg e está 97% acima do peso, ou seja, pesa quase o dobro do que deveria. Sua dona, Rebecca Hougham, o adotou há 18 meses, quando o animal já estava obeso e desde então tem lutado para colocá-lo em uma dieta.

Tigger, com 7,7 kg está no mesmo caminho que Percy. O bichano está 80% acima do peso e foi adotado há oito anos quando sua dona o encontrou na rua com uma infestação grave de pulgas e carrapatos. Debbie Bagshaw contou à publicação que como encontrou o animal desnutrido quis ajudar dando porções extras de comida, atitude que não foi controlada, causando a obesidade do felino.
Dentre os participantes caninos figura Max, da raça Cavalier
King Charles Spaniel . O animal tem dois anos e está 124% acima de seu peso.
Segundo o Daily Mail o animal ganhou peso depois que seus donos começaram a alimentá-lo com petiscos todos os dias para compensar um câncer de pele nas orelhas.

Em entrevista à publicação, Elaine Pendlebury, veterinária cirurgiã da PDSA, explicou que pets acima do peso são mais lentos, brincam menos e têm maiores chances de desenvolver problemas de saúde. “A boa notícia é que nunca vai ser tarde demais para uma mudança positiva com a ajuda de um veterinário responsável”.
Nos últimos quatro anos a entidade tem trabalhado com animais obesos e revelou que um em cada três cães no Reino Unido é gordinho. Dentre os gatos, um em cada quatro está com sobrepeso.