sábado, 26 de março de 2011

Como evitar traumas no banho dos bichos.

Jorge Pereira – Cinotécnico e Etólogo

É muito comum surgirem traumas durante o banho e a tosa dos cães. Muitos chegam altamente traumatizados e seus donos a beira de um ataque de nervos. Tudo isso pode ser evitado se tomarmos algumas providências e atentarmos para alguns detalhes na hora da escolha do local onde levar o filhote, pois, em sua maioria, os traumas são adquiridos muito cedo pelos cães.

Imagem: Ilustração/Divulgação.
Em primeiro lugar é importante que você saiba que, de onde seu filhote veio, ele não tenha sofrido algum trauma relacionado à água, mesmo em situações simples. Ir beber água e cair no pote pode ser muito assustador para um pequeno filhote.

Outra situação complicada pode acontecer na hora de lavar o local onde ficam os pequenos. Às vezes, mesmo sem intenção, o jato da mangueira pode molhar subitamente o filhote e, a partir daí, ele vai sempre associar água a algo ruim.

Caso não seja possível detectar se aconteceu algum trauma durante o manejo do filhote, é importante que algumas medidas sejam tomadas. O primeiro passo é encontrar um bom Pet Shop, e de preferência um que seja indicado por um amigo que frequente o local há algum tempo. Procure visitar o Pet Shop antes mesmo de levar seu peludo.

Outra coisa importante que exige atenção é o atendimento e as respostas dadas pelos funcionários da loja às suas perguntas, mesmo sem que você tenha levado seu cachorro ainda. É através delas que você irá descobrir se a loja tem interesse em ter você como cliente ou se o seu cãozinho vai ser apenas mais um nesse estabelecimento.

Estar atento ao atendimento, e ao tratamento dispensado ao seu mascote é fundamental para futuros traumas que podem ocorrer por manejo inadequado, ou mesmo por falta de profissionalismo de algumas pessoas, que entram no mercado apenas com o intuito de ganhar dinheiro sem se importar com as condições e situações que vão submeter os animais.

Conhecer todos os funcionários da loja é uma boa estratégia para saber tudo o que acontece durante os banhos. Se apresente, procure saber o nome de todos que estarão de alguma forma envolvidos no manuseio do seu cachorro. Desta forma, quando eles estiverem com a responsabilidade de banhar e tosar o seu cão, dobrarão os cuidados, pois sabem de quem é o ‘danadinho’.

Casos mais graves são os de animais que realmente já sofreram o trauma do banho, ou aqueles que já são traumatizados desde pequenos. Nesses casos é fundamental que a loja tenha um atendimento diferenciado para esses clientes especiais, que são extremamente sensíveis e precisam de um ambiente muito tranquilo e do acompanhamento de um profissional ligado a área comportamental. Caso se depare com algo diferente disso, desconfie!

Acompanhe todo o processo do banho do seu amigão. Se for impedido de acompanhar e mesmo sabendo que seu peludo tem traumas, insistirem em colocá-lo em local inadequado, como ficar durante muito tempo em espera para o banho, procure, se possível, outro local onde possam dar uma atenção diferenciada para seu cão.

Dica: se seu amigão tem medos e fobias com relação a banho, ele deve ter um atendimento especial e diferenciado, afinal você está pagando pelo serviço e o mínimo que deve ser oferecido é um tratamento com todo carinho e respeito que ele merece, afinal com ou sem medo ele é muito especial pra você.

Pet Milk substitui leite materno de filhotes.

Produto auxilia no crescimento,
nutrição e desenvolvimento de gatos e cachorros.
De sabor agradável, alimento substitui leite materno
Crédito: Divulgação

Filhotinhos de cães e gatos que foram rejeitados, órfãos ou de ninhadas muito grandes, acabam de ganhar da fabricante Vetnil, o Pet Milk, um alimento que substitui o leite materno, e ainda auxilia no crescimento, nutrição e desenvolvimento.

De acordo com o fabricante, o produto não contém lactose e traz nutrientes como o “FOS”, um probiótico que favorece a flora intestinal e evita a alteração da consistência das fezes, a taurina, aminoácido importante para a nutrição dos felinos, vitaminas A, D, E e K, entre outros ingredientes fundamentais. A Vetnil também informa que o Pet Milk pode ser usado como única fonte nutricional durante o início de vida dos filhotes.

O Pet Milk tem sabor e odor agradável, fácil dissolução e está disponível em embalagem de 300 gramas.

O produto é recomendado para filhotes de cachorro e gato recém-nascidos, mães que tiveram muitos filhotes e não conseguem amamentar toda a ninhada, órfãos e filhotes em crescimento, além de enriquecer a dieta de fêmeas gestantes, animais de exposição e de idade avançada.


Cadela se torna ama de leite de filhotes de lobo e pantera.

Animal teve sua própria ninhada recentemente,
em um zoológico, na China,
e amamentará os filhotes por um mês.
Cadela precisou amamentar o filhote de pantera negra e de lobo
depois que as mães deles não tiveram leite suficiente.
Crédito: Reprodução/ Metro.
O caso de dois filhotes, um de lobo e o outro de pantera negra, é a prova concreta de que o amor de mãe é tão grande que independe da espécie. Os pequenos de apenas três dias foram adotados por uma cadela, no zoológico Badaling, China, depois que suas mães não estavam produzindo leite suficiente.

De acordo com o site do jornal Metro a cadela deu à luz poucos dias antes de começar a amamentar o filhote de lobo e o de pantera, portanto, não teve problemas em servir como ama de leite.
E para evitar que estranhasse o cheiro dos filhos adotivos, Li Hongxi, responsável pelo zoo, utilizou a própria saliva do animal, borrifando no pelo dos pequenos.

Em dois dias a mãe adotiva se acostumou com os novos filhotes e tem cuidado deles como se fossem seus. A expectativa é que eles sejam alimentados por cerca de um mês, para em seguida começarem a receber leite de vaca.

Castração felina: cuidados necessários após a cirurgia.

Veterinária explica os cuidados que os donos devem ter
em relação à nutrição e prevenção de cálculos renais nos bichanos.
Alimentação adequada evita que os animais castrados desenvolvam cálculo renal e obesidade
Crédito: Flickr/ CC - DuckLover Bonnie.
Considerados os companheiros ideais da vida moderna por conta de seus hábitos, porte e beleza, cada vez mais os gatos são adotados como animais de estimação e verdadeiros membros da família. E para viver dentro de casa a maioria é castrada. A castração oferece uma série de benefícios, sendo cada vez mais recomendada por veterinários e reconhecida pelos proprietários como parte dos cuidados de saúde e proteção.

No entanto, os benefícios da castração são comumente acompanhados por alterações fisiológicas e comportamentais que determinam a necessidade de cuidados extras, principalmente no que se refere à nutrição e ao manejo alimentar do felino. A adequada nutrição é um fator crítico para evitar o impacto das alterações fisiológicas mais comuns associadas à castração.

Os focos principais de cuidados após a cirurgia são a manutenção do peso ideal e a prevenção de cálculos urinários. Torna-se, entretanto, fundamental levar em conta que ambos os problemas variam em função da idade, exigindo atenção específica nas diferentes fases da vida.
Especialmente em relação ao ganho de peso, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que a obesidade pós-castração se instala rapidamente e é um fator agravante para os cálculos urinários e para outros problemas de saúde.

Gatos castrados tendem a diminuir seu ritmo de atividades físicas.

Crédito: Flickr/ CC - chatblanc1


E por que ocorre a obesidade?

Após a castração, alguns animais diminuem o nível de atividade física, sendo facilmente observado o maior interesse pelo alimento e pelo sofá. Assim, em apenas dois ou três meses de pós-operatório, alguns animais já aumentam o peso em 30%.

O período mais crítico de ganho de peso, tanto para machos quanto para fêmeas, é na fase de desenvolvimento e maturação, ou seja, até os cinco anos de idade. Ao contrário do que ocorre com os bichanos mais jovens, nos animais idosos, com mais de 12 anos, o peso geralmente está abaixo do ideal. Ou seja, à medida que os gatos envelhecem, a tendência é de perda de peso, diferente dos cães.

Portanto, na alimentação para gatos adultos jovens castrados, a restrição de calorias é imprescindível para evitar a obesidade. Já no caso dos gatos de meia idade (entre sete e 12 anos), o controle energético deve ser moderado, pois é uma fase em que podem tanto ganhar quanto perder peso. Diferentemente, nos animais acima de 12 anos, o alimento precisa ser de alta digestibilidade e mais calórico, pois há maior tendência a perda de peso.

Em relação aos cálculos urinários também existe uma maior predisposição a determinado tipo de cálculo em função da idade. Enquanto animais jovens têm maior predisposição para cálculos de estruvita, os mais idosos são mais predispostos aos cálculos de oxalato de cálcio. E a formação de um tipo ou outro depende fortemente do PH urinário do animal. Desta forma, para otimizar a proteção, o alimento fornecido deve promover um PH urinário específico e adequado ao tipo de cálculo que se quer evitar.

Assim, o fornecimento de uma dieta especial, que atenda as necessidades inerentes à fase da vida e condição fisiológica em que o gato está é fator primordial para garantir saúde e longevidade aos felinos .

Atenção: as opiniões do artigo são de inteira responsabilidade do autor e não refletem necessariamente a opinião do site PetMag.
Autor:
Dra. Keila Regina de Godoy é médica veterinária formada pela Universidade Paulista (UNIP) em 2000. Faz parte da equipe PremieR pet há 6 anos, onde atuou nas áreas comerciais e técnicas. Atualmente gerencia o departamento de Capacitação e a equipe de Desenvolvimento e Capacitação Técnica da PremieR pet.

Final de agility reúne melhores cães .

Cerca de 12 cachorros participarão da competição
em Itu (interior paulista).

Inspirado em provas de hipismo, o agility é um esporte
que estimula a inteligência dos cães e ainda por cima os diverte.
Crédito: Divulgação
Cachorros de todo o Brasil estarão reunidos na cidade de Itu (interior de São Paulo) neste sábado (26) e também no domingo (27) para participar da etapa final do Campeonato Brasileiro de Agility. Trata-se de um esporte praticado exclusivamente por esses animais.

As provas acontecem em uma pista cheia de obstáculos. Vence o cachorro que completar o percurso em menos tempo e com menos erros.
Durante a competição - que é inspirada no hipismo -, os animais são acompanhados por condutores.
Segundo veterinários, a prática de agility faz bem ao cão, pois, além de divertida, ajuda a manter a forma e estimula a inteligência.
Quem quiser assistir à competição só precisa levar 1 kg de alimento não perecível, já que a entrada é gratuita.
Além disso, durante o evento, é possível levar para casa um cãozinho abandonados. É que a ASPA (Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu) realizará uma feira de adoção. A entidade abriga mais de 300 cachorros.
Saiba mais:
Campeonato Brasileiro de Agility - Final
Quando: sábado (26) e domingo (27), às 9h
Onde: Hotel Fazenda para cães Clube de Cãompo, em Itu (São Paulo).
Rodovia SP-00 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5
Quanto: 1 kg de alimento não perecível
Informações: (0xx11) 4897-9518 ou clubedecaompo.com.br/agility