segunda-feira, 31 de agosto de 2009

E POR QUE UM VIRA-LATA?


Porque eu adotaria um vira-lata, se posso comprar um cão de raça?
Ninguém está dizendo que você não pode comprar o cãozinho dos seus sonhos, aquele que você viu trabalhando no filme, super-adestrado, inteligente e cheio de graça. É claro que você vai ter de contratar um bom adestrador para deixar o seu filhote igual ao cão-ator (que, muitas das vezes, são vários cães, exatamente iguais, que se revezam na atuação, cada qual fazendo o truque que aprenderam). E, ao comprar um filhote, você terá, pela frente, um ano inteiro de paciência com ele, que estará aprendendo a fazer as necessidades no lugar certo, e afiando os dentinhos nos objetos que têm o cheiro de que ele mais gosta: o seu.
Tem também a questão do desconhecimento das características das diversas raças, e a falta de um assessoramento na hora da compra. Nenhum criador ou lojista vai investigar o perfil da sua família, para ver se combina com o perfil do cão que você está adquirindo. E aí, o filhote tão pequenino e bonitinho, parecendo um brinquedinho de pelúcia, se transforma num São Bernardo gigantesco, ou coisa-que-o-valha, e o sonho se transforma em pesadelo. Aquele bichinho, que dormia na cama, com os donos, e era carregado no colo, vai ser exilado para o fundo do quintal ou – pior – jogado em alguma estrada deserta, bem longe de casa, para nunca mais ser visto.
Quanto à esperteza, sem dúvidas é um cão bastante inteligente e aprende ordens com facilidade. Quem já não presenciou um vira-lata atravessando a rua pela faixa de pedestres? E ainda esperou o farol fechar para os carros!
Alguns vira-latas podem até se tornar ótimos cães de guarda, dando o alerta ao menor sinal de invasão. Certa vez, a fuga de presidiários de uma casa de detenção foi frustrada graças ao aviso de um vira-lata que vivia no local.
Quando decidir ter um cão como animal de estimação, não exclua de suas opções o vira-lata. Existem inúmeros abrigos para animais com dezenas de cães esperando por um dono. Aos olhos de quem tem um vira-lata, ele é o cão mais esperto e bonito de todos.
(texto extraído do site www.direitoanimal.org)

POR QUE ADOTAR UM ANIMAL ADULTO E VIRA-LATA??


No momento da adoção de um animal, as pessoas demonstram clara preferência pelos filhotes.Mas, adotar um cão adulto tem grandes vantagens. Mesmo quem já criou animais, costuma se esquecer da fase de crescimento que sempre é muito trabalhosa e requer uma reserva de paciência que, às vezes, as pessoas já não possuem.Na adoção de um animal adulto o trabalho é sempre muito menor, pois ele passará apenas por um período de adaptação à nova casa. Este período é quase sempre muito curto, pois o animal adulto que vem de um abrigo tem muita gratidão pelas pessoas que o recebem em seus lares e demonstrará essa gratidão claramente tornando-se, em muito pouco tempo, um companheiro fidelíssimo, obediente e muito carinhoso.Além disso, será um guarda como poucos, capaz de defender com a própria vida o seu novo lar e as pessoas que o acolheram.Ao contrário do que muitos acreditam, o cão adulto, quando adotado, aceita muito facilmente a mudança em sua vida (que sempre será para melhor), torna-se um animal muito alegre que, certamente, será o maior amigo de seu benfeitor.

(texto extraído do site www.direitoanimal.org)

AMIGO NÃO SE COMPRA.

Faça feliz um destes animaizinhos. Adote um amigo incondicional para toda a vida e talvez mais além.
Vá ao Canil, a um centro de zoonose e resgate um destes infelizes. A maior parte não tem raça determinada. Eu por acaso também não tenho. A ausência de pergaminhos de beleza e de raça é mais um motivo para nos solidarizarmos com estes seres indefesos, vítimas da barbárie humana.

“Porque todos tem direito a vida”




VIDA DE CÃO? NINGUÉM MERECE!




É muito fácil ter um animal de estimação, usá-lo como um brinquedo e descartá-lo quando enjoar dele. Mas isso acontece, e com frequência. Acredite. O abandono (principalmente com a chegada das férias de verão) de animais em beiras de estrada, centros urbanos, matagais, terrenos baldios, estacionamentos, parques e muitos outros lugares aumenta a cada ano. Os animais sofrem tanto ou mais ainda que seres humanos. Eles sabem o que é a raiva, o desprezo, a tristeza e a melancolia. É importante que antes de adquirir um animal seja de que maneira for (adoção, compra em alguma pet shop ou outra forma qualquer) a pessoa tenha consciência de que está assumindo um compromisso com "uma vida" e que essa vida espera o melhor dela. É importante pensar muito antes de se decidir a ter um animal para não abandoná-lo depois nem criar falsas expectativas nele, pegando-o para adoção e depois de algum tempo, devolvê-lo.


ELES POSSUEM VIDA, VOCÊ PODE BINCAR COM ELES, MAS NÃO SÃO DE PELUCIA!!