quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O que são cães de trabalho?

Por Equipe Cão Cidadão

Os cães, desde há muito tempo, têm sido usados acompanhando o homem na caça, no pastoreio de rebanhos, na guarda da casa, nos exércitos. Estes “cães de trabalho” foram, ao longo de séculos, selecionados para serem, incansáveis e persistentes e muito atentos.
Atualmente, também se tornaram guias para cegos, ou companheiros que auxiliam portadores de outras deficiências como surdez ou paraplegia. Na medicina, atuam fazendo diagnósticos de câncer ou sendo adestrados para avisarem quando seus donos estão prestes a terem um ataque epilético.
Junto à polícia e ao exército, além da função tradicional, assumiram o farejamento de drogas e a busca e resgate de pessoas e corpos desaparecidos em catástrofes.

Cães-guia
Os cães que fazem o trabalho de guias de cegos são treinados por no mínimo um ano antes de serem entregues, e por mais um mês junto com o deficiente que o receberá, para adaptá-lo ao seu novo parceiro. No Brasil há poucos cães treinados para essa finalidade. Normalmente, o cão é entregue sem custos para quem o recebe. Durante a condução dos deficientes visuais, o cão deve ter a capacidade de discernir eventuais perigos devido a obstáculos suspensos, até desobedecendo a uma ordem dada pelo condutor, se esta o puser em risco, o que requer cães bem selecionados e com treinamento avançado.
Os cães não são capazes de distinguir cores como verde e vermelho, presentes no semáforo. Eles são treinados para observarem o fluxo da área a ser percorrida e realizar a ação desejada com segurança.
As raças mais utilizadas são o Labrador e o Golden Retriever. A escolha do filhote é muito importante, pode ser macho ou fêmea, mas deverá ser castrado. Deve ser meigo, mas não pode ser medroso e deve ser muito bem socializado. A ligação entre o cão e o cego é grande e o aspecto psicológico muito positivo.
Outro fator importante é a educação da comunidade. O cão guia durante o trabalho, não deve ser distraído. A legislação especifica que, estes cães, tem permissão para entrar em qualquer local público ou meio de transporte.
Os cães treinados para deficientes auditivos identificam a fonte do ruído e avisam seus donos. Eles são treinados para quatro sons básicos: telefone, interfone ou a campainha, despertador e o choro de um bebê. Também podem ser treinados para identificar outros sons como alarmes de incêndio, alarmes de forno, ou o apito de uma panela de pressão. Os cães que convivem com paraplégicos, podem ser treinados para fazer pequenas tarefas como acender e apagar a luz, buscar objetos ou abrir portas.

Cães farejadores
O trabalho com cães de resgate no Brasil é desenvolvido apenas nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, por exemplo, a Polícia Civil fornece cães treinados na busca de inúmeros tipos drogas, para as operações policiais. A maioria dos animais é treinada em corporações militares, como Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, desempenhando um papel fundamental na localização de pessoas desaparecidas em florestas, desabamentos e soterramentos, crianças perdidas, cadáveres, vítimas de afogamento ou avalanches, suspeitos de crimes ou fugitivos da polícia. Geralmente, as raças de trabalho como Golden Retrievers, Labradores, Pastores Alemães, Border Collies e Malinois são as mais utilizadas.

Cães de pastoreio
Há muitas raças de cães pastores, como o Collie, o Pastor de Sheatland, o Old English Sheepdog e o Pastor Alemão. No entanto, muitas delas foram usadas para guarda ou companhia e perderam muito de suas aptidões para o pastoreio. Atualmente as raças mais utilizadas são os Borders Collies, os Pastores Australianos e o Australian Catle Dog. A seleção genética destes, leva muito mais em conta, a aptidão e o potencial de trabalho dos reprodutores, do que os padrões estéticos da raça.
Fonte:
Noticias.r7.com/blogs/dr-pet
Link:

Petshop oferece “test drive” para clientes escolherem animal ideal

Uma loja na Inglaterra dá aos clientes a chance de testarem pets
 antes de levarem para casa, a prática está sendo chamada de “speed petting”.

Já imaginou testar um pet antes de comprar? Um petshop em Wimbledon, na Inglaterra, tem oferecido sessões chamadas de “speed petting”, semelhantes aos “speed datings”, quando os solteiros escolhem pretendentes e fazem um “rodízio” de rápidas conversas em um bar para se conhecerem um pouco melhor. A modalidade lembra também um “test drive” de carro, onde o usuário pode experimentar o produto antes de comprá-lo.

A mecânica é a seguinte: o cliente escolhe 15 “potenciais pets”, entre eles os exóticos e tradicionais, e pode passar dois minutos com cada animal a fim de sentir o “entrosamento” entre eles.

Cliente “testando” animal antes de levar para casa
Crédito: Metro.co.uk

O dono da loja, Sebastian Latour, disse que o “speed petting é uma oportunidade para os clientes muito ocupados e com dificuldades de encontrarem o pet ideal. Ele explicou que este também é um momento para os animais mais bizarros de sua loja terem o seu minutos de “fama”.

“As pessoas sempre tendem a procurar os animais tradicionais, como cães, gatos, coelhos, porquinhos-da-índia, mas minha intenção é mostrar a elas que outros animais fantásticos elas têm a chance de levar para casa”, conta Sebastian.

“Temos uma variedade enorme de pets na loja, estou confiante de que todo mundo pode achar um animal ideal”, explica ele.

Os covardões de plantão não precisam se preocupar. É permitido “passar a vez” de conhecer um animal quando o pet for uma espécie com a qual eles se sintam desconfortáveis demais.
Fonte:
Petmag.uol.com.br/noticias
Link:

Cadela amamenta porquinhos em cidade cubana

Cadela virou atração em Camaguey.
Fotógrafo Rodolfo Blanco flagrou a cena.
A cadela 'Yeti' virou atração na cidade de Camaguey, em Cuba, 
por amamentar filhotes de porco.

Cadela amamenta porquinhos em Cuba. 
(Foto: Rodolfo Blanco/AFP)
Fonte:
G1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link:

Gato Mutilado descobre maneira de andar sobre duas patas.



Deuce perdeu grande parte das duas pernas traseiras e sobreviveu em uma região de floresta deOklahoma (EUA) por cerca de um mês. Até que o gato foi resgatado.

"Ele é um milagre total. Pensar que um gato poderia sobreviver a um ferimento dessa gravidade e ser capaz de viver no seu ambiente sem alimento e proteção", disse uma veterinária de uma clínica em Quail Springsonde o bichano está sendo tratado.

Especialistas estão providenciando próteses para Deuce, contou reportagem do canal 3News. Mas, inquieto, o animal já desenvolveu uma técnica para andar sobre duas patas.

"Ele está compensando (a perda das pernas) muito melhor do que pensávamos que poderia", comentou a veterinária.

A clínica espera que Deuce possa ser posto para adoção como qualquer outro gato.
Fonte:
Oglobo.globo.com/blogs
Link:

Vips confirmam presença no segundo dia da I Campanha Adote um Peludo

As madrinhas foram as atrizes Debby Lagranha, Natália Souto e Josie Pessoa -
Credito Imagem: Ilustração/Divulgação/PetRede

A I Campanha Adote um Peludo, que aconteceu no dia 13/08 (sábado), na Feira de Adoção de Cães e Gatos no Largo do Machado, Zona Sul do Rio de Janeiro, foi um sucesso!

As madrinhas da semana foram as atrizes Debby Lagranha, Natália Souto e Josie Pessoa. A cantora Gottsha também compareceu e participou do evento.

Mais de 40 animais, incluindo cães e gatos, ganharam um novo lar e terão uma vida melhor.

Agora, o nosso objetivo é bombar o segundo dia da Campanha, que acontecerá no dia 27/08 (sábado) e contará com mais célebres. Além do show beneficente do cantor e compositor Luciano Bahia e da cantora Pamela Lika, que levarão o melhor do pop e do dance music para quem passar por ali, os atores Stênio Garcia e Marielene Saade, também, estarão presentes apadrinhando os animais que forem adotados entre 10h30 e 11h30 da manhã. A assistente de palco do Faustão, Carolina Nakamura, que seria a madrinha da Campanha no primeiro dia ao lado de Debby, Natália Souto e Josie Pessoa, mas que não pôde comparecer por conta de uma fratura no pé, já confirmou sua presença no sábado, dia 27 e, também, amadrinhará os peludos que forem adotados na ocasião, durante o sábado. Outro padrinho da campanha é o ator Paulo Silvino. Paulo estará na parte da tarde dando aquela força, tanto aos bichinhos que forem adotados, quanto aqueles que ainda estiverem a espera de um novo lar.

Mas, não pára por aí… As atrizes, que foram madrinhas da primeira semana, pretendem repetir a dose e marcar presença no local para ajudar a Campanha, que tem o apoio do blog Peludos em Ação, das jornalistas Luciana Costa Barretto e Ana Paula Lacerda.

Vale lembrar que a FEIRA DE ADOÇÃO DO LARGO DO MACHADO É ORGANIZADA E PROMOVIDA pela protetora Regina Helena de Oliveira, responsável pelo projeto Pet Shop Legal Doa Animal e pelo protetor Tony Pires, do Resgate de Animais (http://www.resgatedeanimais.com.br/). A tradicional Feira de Adoção do Largo do Machado acontece quinzenalmente, aos sábados, conta com a participação de diversos amantes da causa animal, entre eles da protetora de animais convidada, Dina, do blog Patas e Patas (http://patasepatas.blogspot.com).

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link: