terça-feira, 20 de março de 2012

Ovo de Páscoa bom pra cachorro


Crédito Imagem: Pet Rede

Quem disse que só os humanos podem saborear o velho e bom ovo de Páscoa? Com o desenvolvimento dos petiscos pets, os cães também têm vez nesta comemoração. Existe no mercado, nos pet shops e casas especializadas em produtos veterinários, o ovo de Páscoa para cachorro. Isso mesmo, os animaizinhos podem degustar um delicioso chocolate feito especialmente para eles e que, por isso, não agride seu organismo.

É o que explica a veterinária Laís Ferreira. “É um ‘chocolate’ feito com soja, amido, gordura hidrogenada e aromatizante. Não tem açúcar e nem cacau, os quais são prejudiciais para os cães”, detalha.

De acordo com Laís, no cacau existe uma substância extremamente prejudicial aos caninos, cuja absorção pode desencadear, inclusive, a morte do animal. Denominada teobromina, ela tem efeitos semelhantes à cafeína, podendo gerar comprometimentos cardíacos. “A ingestão de chocolate comum pode provocar intoxicação nos cães. Começa com vômito e diarréia e vai até hiperatividade, convulsões e problemas cardíacos”, conta a veterinária, completando que “o pior é que não há um antídoto específico. A gente faz a lavagem estomacal do animal”, expõe.

Os cachorros demoram 17 horas para absorver a teodromina, o que pode agravar a situação, uma vez que os sintomas vão aparecendo gradualmente. E a substância é altamente tóxica para estes animais, tanto que 100 ml por quilo do cão pode ser suficiente para matá-lo. O Chocolate meio amargo é o tipo que possui maior concentração de teodromina.

Para evitar a intoxicação canina, a orientação da veterinária Laís Ferreira é não dar chocolate para os bichos. Segundo ela há uma variedade de produtos com o chocolate apropriado para os cachorros. São ovinhos, biscoitos, ossinhos e moedinhas de chocolate que não vão fazer mal e ainda propiciam uma brincadeira divertida e saudável.

“Dá pra brincar com os cães escondendo estes petiscos no jardim, por exemplo. A gente os prende pela coleira, esconde os ovinhos, por exemplo, e depois os libera. Como eles têm um olfato muito apurado consegue achar com facilidade e aí é aquela festa”, sugere a veterinária. Ela ainda orienta a não dar estes chocolates em grande quantidade para os animais, uma vez que são bem gordurosos. E quanto aos ovos de Páscoa, caixas de bombons e chocolates em geral dos humanos é indicado deixá-los bem longe do alcance das patinhas dos amiguinhos caninos.


Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br
Link:

Mitos sobre a educação do pet

cao lendo Mitos sobre a educação do pet 
Crédito Imagem: Pet Rede

Você sabia que algumas atitudes – que provavelmente você acha normal – podem prejudicar a saúde do seu bichinho? Confira abaixo o que, definitivamente, você não deve fazer.

Justificar a ausência e prometer voltar
Quando você explica que vai sair, o cão acaba sofrendo de ansiedade de separação, podendo parar até de comer. Isso acontece porque ele percebe a preocupação e angústia do dono nos gestos. Então, já sabe. Vá e venha, mas sem se sentir culpado.

Mimá-lo para evitar a agressividade
Assim como nós, os cachorros precisam de limites. Se realizamos todas as suas vontades, eles se tornam menos preparados para lidar com frustrações. Também é importante lembrar que certas raças são mais agressivas.

Estabelecer um lugar fixo para dormir
Uma casa nova pode ser uma experiência traumática. Por isso, não o deixe sozinho nas primeiras noites. Ele fica estressado e isso debilita seu sistema imunológico. Mas não se preocupe. Aos poucos, ele aprenderá que deve dormir na caminha.

Demonstrar carinho com muita comida
Um animal gordinho não é sinônimo de saudável. Grande parte da população acha que cães no peso ideal são magros demais. Cuidado. A obesidade favorece problemas cardiovasculares e compromete as articulações do seu amigo.

Repreendê-lo por ter estragado algo
Eles não fazem de propósito. Quando você não está em casa, o pet se sente sozinho e procura interagir com objetos impregnados com seu cheiro, como os sapatos. Se você ficar bravo, ele ficará confuso. Afinal, suas intenções eram boas.

Recolher os dejetos o mais rápido possível
Os cães aprendem observando. Ao limpar as fezes de imediato, incentivamos a curiosidade dos peludos. Em uma próxima vez, é capaz que eles queiram recolhê-lhas com a boca. Se for o caso, procure um produto não palatável que irá afastá-los.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Gato faz ‘cara assustadora’ ao ser fotografado em feira no Quirguistão

Cena ocorreu em feira de gatos em Bishke.
Imagem foi feita pelo fotógrafo Vladimir Pirogov.

Um gato da raça 'Don Sphynx' fez uma cara assustadora ao ser fotografado no domingo (18) em uma feira em Bishke, no Quirguistão.  (Foto: Vladimir Pirogov/Reuters) 
Um gato da raça 'Don Sphynx', que não tem pelos,
 fez uma 'cara assustadora' ao ser fotografado no domingo (18) 
em uma feira em Bishke, no Quirguistão. 
(Foto: Vladimir Pirogov/Reuters)

Fonte:
g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link: