quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cachorro salva família de incêndio provocado por gato


Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação

Se não fosse o instinto de um cachorro da raça golden retriever, a família Frazer não teria sobrevivido a um incêndio que destruiu toda sua residência na cidade de Lake Worth, no estado da Flórida (EUA). O acidente teria sido promovido pelo gato da casa.
Bubba, o cão heroi, começou a latir insistentemente ao perceber as chamas dentro da casa de sua dona, Saundra Frazer, que dormia.
Um casal que mora nos fundos da residência de Saundra atendeu aos apelos do cachorro e ajudou a resgatar os vizinhos. “Quando entrei, a casa estava totalmente em chamas e Saundra tentava conter o fogo”, recordou Charles McCauley em entrevista ao canal WPTV.
A família Frazer acredita que o incêndio foi causado pelo gato da família, que teria derrubado uma vela acesa.
A casa foi totalmente destruída e seus três moradores ganharam um abrigo temporário com a ajuda da Cruz vermelha.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/caninos
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/caninos/cachorro-salva-familia-de-incendio-provocado-por-gato/

Homem salva cachorro graças ao Facebook


Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação

Muitas pessoas estão encontrando velhos amigos no Facebook, às vezes até um novo amor. Mas, para Nick, a rede social salvou sua vida.
Nick é um pit bull de dois anos de idade que estava prestes a ser sacrificado em um abrigo de animais. Para a sorte dele, uma de suas fotos foi parar no Facebook, explicando sua situação.
Quando Steve Jordan viu o pit bull, sabia que deveria ser seu novo dono. A descoberta de Nick aconteceu quando Steve estava olhando a página do Facebook “Urgent Dogs”, que ajuda cães a encontrarem um lar.
O grupo tem sede em Miami, EUA, e é dirigido por Maggie Rodriguez. Maggie usa a página para postar fotos de cães locais que estão correndo contra o tempo para serem resgatados de um triste fim.
No abrigo Miame-Dade, local em que vivia Nick, mais de 20 mil animais foram sacrificados no ano passado. Quando Maggie descobriu que Jordan queria adotar o cachorro, os dois tiveram que agir rápido. Jordan correu para o abrigo e conseguiu resgatar seu novo companheiro. Como ele mora em Michigan, teve que pegar um avião e correr contra o destino sombrio que Nick aguardava.
Jordan disse que se apaixonou pelo cachorro porque ele parecia muito com o seu bull terrier que morreu em 2005. Depois de escapar por um triz da morte, os dois novos melhores amigos caíram na estrada em uma viagem de dois dias de volta para Michigan.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/caninos
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/caninos/homem-salva-cachorro-gracas-ao-facebook/

Cães que são muito mais que animaizinhos de estimação

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação

Todo mundo sabe que o cão é o melhor amigo do homem, no entanto, nunca ficou tão em evidência que esses animais podem fazer coisas nunca antes imaginadas. A própria mídia revela essa proeza.
Os cães do canil do Corpo de Bombeiros do Ipiranga, por exemplo, são considerados heróis após salvarem várias vidas nas recentes tragédias que vêm acontecendo. O bom faro e a disciplina fazem com que encontrem desde brinquedos até mesmo uma vítima de acidente.
Hoje, a corporação possui 12 cães das raças pastor belga de malinois, labrador, pastor alemão, golden retriever e border colie. Desse total, apenas três são machos, já que as fêmeas não têm o hábito de marcar território.
A cadela Jade, da raça pastor belga de malinois, já tem um bom currículo. Desde os noves meses ela já trabalhava nos deslizamentos que aconteceram no Estado de Santa Catarina, além de estar presente na explosão de uma loja de fogos de artifício em Santo André e também nos deslizamentos em Mauá.
“Esses animais são verdadeiros heróis e devem ser valorizados pela sociedade, pois desenvolvem esse trabalho com dedicação e disciplina”, declara a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.
Além dos cães, vale ressaltar que os donos também passam por treinamentos e realizam curso de cinotecnia na Polícia Militar. Lá, aprendem como tratar, adestrar e lidar com o comportamento e também doenças dos cães.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/caninos
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/caninos/caes-que-sao-muito-mais-que-animaizinhos-de-estimacao/

Cães não lambem seus donos por amor, diz pesquisa americana

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação
Pode ser poético dizer que um cão encheu seu dono de beijos quando ele voltou de viagem, mas a realidade, estão descobrindo os cientistas, não é assim tão fofa.
Isso porque cachorros são extremamente sensíveis a cheiros e sabores — coisas tão importantes para eles quanto a comunicação verbal ou a visão para os humanos.
Assim, quando um dono volta da rua cheio de novos cheiros e gostos, seja da mão daquele colega de trabalho que foi cumprimentado ou da sujeira do banco de metrô em que sentou, ele está oferecendo ao seu cachorro um festival de sensações.
Se seu cão quer saber por onde você andou, isso significa, claro, que ele vê algo de especial em você. Mas eles gostam de cheirar e lamber mesmo desconhecidos.
“Saber do papel do odor para eles mudou minha forma de pensar sobre a maneira alegre com que minha cachorra cumprimentava um visitante, indo diretamente na região genital dele”, diz Alexandra Horowitz, da Universidade Columbia (EUA).
O comportamento da cachorra de Horowitz, que está lançando no Brasil o livro “A cabeça do cachorro”(BestSeller), faz todo sentido, diz.
As regiões genitais, assim como a boca e os sovacos, produzem muitos odores — e logo ensinamos às crianças a importância de lavá-las bem. Estando a boca e os sovacos geralmente mais distantes do cachorro, não é difícil imaginar que área ele vai atacar.
“Não deixar que um cão cheire um visitante equivale, entre humanos, a vendar-se na hora de abrir a porta para um estranho”, diz a cientista.
Para um cão, cada pessoa tem um cheiro inconfundível, o que faz com que eles nos identifiquem pelo odor. Humanos conseguem usar o nariz para saber, por exemplo, se alguém fumou, mas cachorros vão muito além.
Eles podem saber se você fez sexo, e até saber quem e quantas pessoas estavam junto. Ao se aproximar da sua boca, conseguem identificar o que você comeu.
Mais do que isso, cachorros sentem cheiro de medo.
“Gerações de crianças foram alertadas para nunca mostrar medo diante de um cão estranho”, diz Horowitz.
Não era à toa. Quando assustados, suamos, e o odor do nosso corpo entrega o pavor. Além disso, a adrenalina é inodora para nós, mas não para bichos de faro aguçado.
O olfato dos animais é tão bom que os cientistas querem utilizá-los na medicina.
Um estudo treinou cães para reconhecer a urina de pacientes com câncer. Os cientistas se assustaram. Os cães aprenderam a “diagnosticar” a doença: só erram 14 vezes em 1.272 tentativas.
Não se sabe direito quais substâncias eles aprenderam a reconhecer, mas alguns cientistas propõem “cães doutores” — pelos estudos feitos, eles acertam mais que muitos doutores humanos.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/caninos
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/caninos/caes-nao-lambem-seus-donos-por-amor-diz-pesquisa-americana/