quinta-feira, 19 de maio de 2011

Gatos x parasitas: os ectoparasitas também podem afetar os felinos.

Pulgas e carrapatos são velhos conhecidos dos animais de estimação, mas, nas épocas quentes e chuvosas, as visitas desses amigos indesejáveis costumam ocorrer em dobro. E o problema pode ser ainda mais sério para os gatos: além de coceira e alergia, eles correm o risco de desenvolver doenças sérias causadas pela ingestão de pulgas. "Os gatos podem se infestar de ectoparasitas quando se lambem. Assim, acabam ingerindo pulgas ou piolhos contaminados, que morrem dentro do animal liberando a larva da tênia, por exemplo", detalha Vanessa Lopes, responsável técnica de um laboratório veterinário.


Gatos que frequentam ambiente externo estão mais suscetíveis à infestação. "Além da tênia, existem diversos ectoparasitas que podem afetar os felinos - e cada um deles traz sinais clínicos diferentes. Dentre as doenças mais comuns - que podem inclusive levar o animal a óbito - estão a erliquiose, que causa infecção crônica, e a babesiose, que tem como consequência a infecção dos glóbulos vermelhos. Ainda não existe vacina para essas doenças, portanto, a prevenção é a melhor forma de evitá-las. É indicado que se faça a limpeza do ambiente com produtos específicos para combater os ectoparasitas presentes no local em que animal e dono habitam", esclarece.

Produtos à base da substância deltametrina e permetrina são os mais eficientes neste caso. Mas é importante tomar cuidado, porque os felinos são bastante sensíveis a piretróides, compostos químicos presentes nos inseticidas. O recomendado é retirá-los do local, limpar o ambiente e esperar secar.
Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada
Link
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/felinos/gatos-x-parasitas-os-ectoparasitas-tambem-podem-afetar-os-felinos/

Encontrado gato raro na cor rosa, na Inglaterra.

Ele foi encontrado com mais três filhotes

Foi encontrado um gato raro perto de uma fábrica de concreto na cidade de Cornwall, na Inglaterra. A coloração de seu pelo ficou rosa porque viveu muito tempo perto da indústria, o que mudou a sua pigmentação. O gato foi encontrado ao lado de outros três filhotes, vivendo em condições precárias em contato direto com corante vermelho.

Resgatados pelo sistema de proteção a animais da cidade, eles tomaram banho, mas não mudaram. Segundo a organização, eles devem voltar à coloração normal apenas depois de um longo tempo.


Na Inglaterra eles ficaram famosos pela comparação com o clássico "pantera cor-de-rosa".


Fonte:
Pop / Pop News / Pop Trash
Link:
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/poptrash/488608-Encontrado_gato_raro_na_cor_rosa__na_Inglaterra.html

Cães vítimas de maus tratos se recuperam e serão postos para adoção em um mês.

Filhote está subnutrido e apresenta marcas de maus tratos
Fotos: Vanessa Araújo/ NE10

Agitados e bem alimentados. É assim que estão os dois cães da raça pitbull que foram resgatados em condições deploráveis nessa segunda-feira (17), por policiais da Companhia Independente de Policiamento com Cães (Cipcães), da Polícia Militar de Pernambuco, em uma casa abandonada em Maranguape I, no município de Paulista, no Grande Recife. Mãe e filhote estão recebendo os cuidados do médico veterinário Marcell Gati, e ficarão disponíveis para adoção depois que se recuperarem. A previsão é de que isso aconteça em um mês.

"Depois de serem trazidos para cá, demos um banho de carrapaticida e coletamos sangue, que foi levado para o laboratório. Eles tomaram uma suplementação vitamínica e agora estamos aguardando resultado dos exames. Provavelmente, eles possuem doenças causadas por carrapatos", afirma Gati.


http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/femea_pit.jpg
Fotos: Vanessa Araújo/ NE10



Por meio de denúncias, a polícia chegou à casa, onde os animais eram mantidos sem qualquer higiene ou alimentação e foram encontrados acorrentados. Segundo o veterinário, a mãe aparenta ter 4 anos de idade e o filhote, oito meses. Ambos estavam famintos e sem firmeza ao andar.

Os bichos agora compartilham o quintal espaçoso nos fundos do Consultório Gati, de propriedade do veterinário, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife. No local, está outro cãozinho de rua que fraturou as patas dianteiras depois de ter sido atropelado. O veterinário, que recebeu os pitbulls após o resgate feito pelo Cipcães, cuida desses bichos sem retorno financeiro. No entanto a solidariedade com os animais levou os vizinhos a entrar com uma ação no Ministério Público, por conta do barulho que os animais faziam.

CIPCÃES - O acusado de manter os cães aprisionados está sendo procurado pela polícia. "Conseguimos o endereço do acusado e enviarei um ofício à delegacia para que sejam tomadas as devidas providências", disse o major da Cipcães, Rômulo Lamenha, responsável pelo resgate dos animais.


Vanessa Araújo Do NE10
Fonte:
Ne10 / Uol
Link:
http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2011/05/18/caes-vitimas-de-maus-tratos-se-recuperam-e-serao-postos-para-adocao-em-um-mes-272589.php