terça-feira, 29 de maio de 2012

A importância da proteína na alimentação dos pets

Imagem: Ilustração/Divulgação/Reprodução Pet Rede

A proteína é um dos ingredientes fundamentais para a nutrição dos pets. Presente em todas as células do organismo, a importância desse nutriente já está em seu próprio nome que vem do grego proteios, que significa “em primeiro lugar”. Não é para menos que a proteína acumula diversas funções, como a de renovar e constituir as estruturas dos órgãos internos (osso, pele e músculos), veicular e transportar determinadas moléculas, constituir os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do corpo e os anticorpos responsáveis pelo combate às doenças.

Todos os alimentos industrializados possuem esta substância, porém é exatamente a qualidade da proteína um dos fatores que diferencia as categorias de alimentos – econômicos, standard, premium e super premium. “Quando vamos analisar o perfil nutricional de um alimento, devemos ficar atentos à qualidade da proteína e não à quantidade, pois os números enganam”, explica o médico veterinário da Total Alimentos Wander Palomo.

Wander esclarece que muitos produtos do mercado exibem em seus rótulos o número de 22% de proteína em um alimento para cães adultos, mas muitas vezes a fonte dessa proteína pode ser, por exemplo, pena de galinha, que realmente possui esse valor, mas não pode ser digerida pelos animais – que não possuem a enzima necessária para sua absorção – ficando com uma digestibilidade em torno de 40%. “Isso significa que de 100% que o animal come, 40% ele absorve e 60% ele elimina em forma de fezes!”, alerta.

Subprodutos de miúdos de carne e farinha de ossos também são componentes que podem ajudar a aumentar a quantidade de proteína descrita na embalagem, mas possuem baixa digestibilidade. “Agora, se temos um produto para cães adultos com 18% de proteína, originada de carne fresca, galinha, ovelha e até mesmo peru, mas com uma digestibilidade de 88 a 92%, temos um aproveitamento muito melhor, eliminando uma quantidade muito pequena de fezes”, explica o veterinário.

Os proprietários de animais de estimação devem ficar atentos à relação de ingredientes descrita nas embalagens dos alimentos, geralmente no item “composição básica”. Wander explica que dificilmente as embalagens descrevem o nível de digestibilidade do produto, porém agora, com a criação do selo PIQ Pet – Programa Integrado de Qualidade Pet – o primeiro projeto que tem como objetivo a certificação voluntária das indústrias do setor, os proprietários terão maior facilidade em reconhecer os níveis de garantia do produto. “As empresas participantes devem seguir padrões nutricionais com níveis de digestibilidade mínimo e máximo para cada categoria de alimento, o que vai proporcionar um maior nivelamento e facilitar a escolha pelo consumidor”, explica o veterinário.

Para produtos premium para cães, por exemplo, os fabricantes são obrigados a ter uma digestibilidade de matéria seca maior ou igual a 75% e Proteína Bruta maior ou igual a 75%, extrato etéreo (gordura) maior ou igual a 85%, extrativo não nitrogenado (ENN) maior ou igual a 80%. Já para produtos super premium, deve-se ter uma digestibilidade de matéria seca acima de 80% e Proteína Bruta acima de 80%, extrato etéreo (gordura) maior ou igual a 90%, extrativo não nitrogenado (ENN) maior ou igual a 85%. “Para essas duas categorias – premium e super premium – o mais importante é o que chamamos de energia metabolizável in vivo, que nada mais é do que obter resultados de digestibilidade avaliados e comprovados frequentemente com os cães da Estação de Pesquisas da empresa”.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede

Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/a-importancia-da-proteina-na-alimentacao-dos-pets/#.T8UADrA18fU

Pensamento


Imagem: Ilustração/Divulgação/Reprodução Pet Rede

“Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender”.
Brigitte Bardot

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Cachorro Zeca, levado por assaltantes, é resgatado em favela na ZL

O cãozinho foi encontrado em uma favela no bairro de Monte Kemmel

Zeca foi levado no último dia 22 em um assalto 
a um condomínio no bairro da Aclimação
Assessoria DEIC

A Polícia Civil resgatou Zeca, o cachorro da raça staffordshire que foi levado durante um assalto a um condomínio do bairro da Aclimação, na Zona Sul de São Paulo, no último dia 22.

O animal estava em uma favela do Monte Kemmel, na região Leste da capital paulistana e foi encontrado após a prisão de três envolvidos no assalto ao condomínio. No momento do resgate, os policiais civis avaliaram que o cão estava bem e até brincava com crianças.

O personal trainer Cristiano Maffra, proprietário de Zeca, fez uma forte campanha nas redes sociais Facebook e Twitter. Logo, por meio da informação de Cristiano, muitos usuários da rede social compartilharam e levaram adiante o desespero do dono.

Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Sem dono, cachorro corre 1700 km ao lado de ciclistas

O animal virou tema de um blog e
 vai ser adotado por um dos atletas.

O cachorro apelidade de Xiaosa não se cansou de correr ao lado dos ciclistas
BBC

Um cachorro sem dono completou um percurso de 1700 km na China, após acompanhar uma competição de ciclismo entre a província de Sichuan e o Tibete.

O cachorrinho se uniu aos ciclistas depois que um deles lhe ofereceu comida.

Foram 20 dias de corrida, que incluíam 12 montanhas.

As aventuras do cãozinho, batizado de 'Xiaosa', viraram tema de um blog, escrito pelo ciclista Xiao Yong, que conquistou 40 mil leitores.

Agora, Yong pretende adotar o cachorro-atleta.


Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Gato posa para foto no aniversário de 75 anos da ponte Golden Gate

Construção é um dos ícones de San Francisco, nos EUA.
Ponte de 2,7 km foi aberta ao tráfego em 27 de maio de 1937.

Nas comemorações do aniversário de 75 anos da ponte Golden Gate, em San Francisco, no estado da Califórnia (EUA), até um gato posou para foto diante da construção famosa. A ponte de 2,7 quilômetros foi aberta ao tráfego em 27 de maio de 1937.

Gato é fotografado diante da ponte Golden Gate. 
(Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP )

Fonte:
g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link:

Marido insensível se divorcia só porque mulher tinha QUINHENTOS E CINQUENTA GATOS. Animal

Gato escaldado não tem medo de quem divorcia. 
Até essa foto genérica sabe. Já o cachorro do seu marido...
Toru Yamanaka/AFP 

Não dá pra entender os homens. Este de Israel, por exemplo, vivia com a casa cheia de gatinhas até semana passada, e o que ele fez? Pediu divórcio.

Tudo porque ela tinha apenas 550 felinos, o que é bem menos, digamos, que 553. Ou 557, se você for um cara razoável.

Em sua defesa à corte de Beersheba, o marido, aquele possessivo, disse que aquela situação lhe fez perder o sono e também a cama, já que os bichos não curtem dividir o leito com sua mulher e eles.

Além disso, ele também disse em seu pedido de divórcio que os bichanos bloqueavam seu acesso ao banheiro e à cozinha da casa, e roubavam sua comida quando ele cozinhava. Ou seja, um tipo de comportamento semelhante ao de certos parentes, quando visitam o Editor do UOL Tabloide.

Diante do juiz, o casal ainda tentou uma reconciliação, mas a mulher não abriu mão de ficar com os gatos.

Sendo assim, o casamento subiu no telhado.


Fonte:
noticias.uol.com.br/tabloide
Link:

Primeiros-socorros – Medicamentos

Imagem: Ilustração/Divulgação/Reprodução Pet Red

Em caso de ingestão de qualquer tipo de medicamento, o dono deve levar o animal para veterinário o mais rápido possível, junto com a caixa do produto.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link: