sábado, 17 de dezembro de 2011

Dormir com animal de estimação pode trazer doenças

Um artigo escrito por médicos da Universidade da California e do Departamento de Saúde Pública da California mostra os riscos que as pessoas se expõem ao dormir ou beijar seu animal de estimação. De acordo com o estudo, até 62% das pessoas que possuem cães ou gatos permitem que o animal durma na mesma cama. Isso aumenta o risco de algumas patologias como raiva, doença de Chagas, ancilostomíase e criptosporidíase.

Crédito Imagem: Pet Rede

Nos EUA, 60% dos lares têm animais de estimação. Segundo o American Pet Products Association, quase metade dos cães dormem nas camas de seus donos. O maior índice é de animais de pequeno porte – 62% dos donos de cachorros pequenos dormem com o animal. No entanto, até cães maiores dividem o espaço com seus donos, 32% das pessoas que tem animais maiores admitiram dormir com o animal.

Veja alguns casos relatados pelos médicos:

- Um homem diabético, de 48 anos, e sua mulher, tinham infecções recorrentes de MRSA (sigla em inglês para Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina – se lê Mersa). Cultura feita em amostras das narinas do cão da família mostrou que o animal tinha exatamente o mesmo tipo de bactéria que seus donos. O casal relatou que o animal dormia com freqüência na cama e também lambia seus rostos rotineiramente.

- Um paciente de 60 anos de idade com eczema crônico morreu de choque séptico, insuficiência renal e coagulação intravascular causada por C. canimorsus. O eczema de suas pernas era a entrada mais provável do seu organismo porque o seu cão costuma lamber seus pés.

- Dois casos de meningite em recém-nascidos foram associados a animais de estimação. Em um dos casos, o gato de estimação roubou a chupeta do bebê e usava como brinquedo e outro foi relacionado ao cachorro da casa que, por várias vezes, lambia o rosto do bebê.

- Um caso de meningite em uma dona de casa de 60 anos, no Reino Unido, foi associado ao hábito dela beijar, regularmente, o cachorro da família.

A recomendação dos médicos é que crianças pequenas, ou pessoas imunodeprimidas, não partilhem a cama com seus animais nem dêem beijos regularmente nos bichos.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Cuidados com animais de estimação podem evitar doenças

Os animais domésticos são o xodó da maior parte da população e não há quem resista a ter um gato, cachorro, passarinho ou até mesmo outro animal exótico em casa. Entretanto, alguns desses animais são responsáveis por transmitir muitas doenças.

Os maiores culpados pela transmissão das doenças dos animais para os seres humanos são o pelo, a saliva, as fezes e a urina. Todos estes itens têm diversos microorganismos que causam doenças. Mas não é algo definitivo. As doenças transmitidas por animais domésticos podem ser evitadas e até mesmo tratadas, desde que o bichinho seja supervisionado periodicamente por um veterinário.

Para preveni-las, é importante conhecer os cuidados e a higiene necessária para abrigar um animal de estimação em sua casa. Além de manter a vacinação em dia, um dos principais itens da lista é nunca compartilhar alimentos ou a cama com eles. É muito comum cães e gatos dormirem com os donos ou as crianças. Isso é nocivo e pode não fazer bem.

Nunca deixe as fezes ou a urina espalhadas. Isso pode aumentar o contágio do humano com os microorganismos nocivos. Se por um acaso a pessoa for mordida ou arranhada, deve procurar um médico para tratar e fazer a limpeza adequada do local para evitar infecções.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Gato chama atenção no Reino Unido por andar regularmente de ônibus

Felino chega a se sentar no colo de passageiros.
Motoristas levam comida para dar para o 'cliente especial'.

Um gato chama atenção em Bridport, Dorset, no Reino Unido, por "pegar" regularmente ônibus e passear pela cidade. O felino que ganhou o nome de "Artful Dodger" chega a se sentar no colo de passageiros, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Telegraph".

'Artful Dodger' 'pega' regularmente ônibus e passeia pela cidade. 
(Foto: Reprodução/Daily Telegraph)

O gato costuma viajar cerca de 16 quilômetros, no trajeto de ida e volta, entre Bridport e Charmouth. Ele é um "cliente" tão regular que alguns motoristas levam comida para gatos para dar para "Dodger".

No final da viagem, ele retorna para a casa de sua proprietária, Fee Jeanes, de 44 anos. Ela acredita que "Dodger" gostar de andar de ônibus porque o veículo é "quentinho".

Fonte:
G1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link: