segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bombeiros levam quatro horas para resgatar cão de água gelada.

Críticas foram feitas pelo fato de se destinar tantos homens
para salvar um cão.
Panda, no bote, após ser resgatado
Crédito: Reprodução/Daily Mail.

O último sábado (16/04) foi bem atribulado para os bombeiros de Alburgh, Inglaterra. Tudo porque um cãozinho que estava passeando com seu dono próximo a um lago congelado se soltou e saiu correndo por cima do gelo e caiu na água gelada após uma das placas se quebrar.

Segundo o dono de Panda, o cãozinho arteiro, o totó correu por cerca de 11 quilômetros e só era possível vê-lo com uma luneta. Quando o cão estava na metade do lago, não podia mais voltar porque ficou encalhado. O dono do animal, então, decidiu acionar os bombeiros para resgatar Panda.

Cerca de 50 socorristas vieram para o resgate e, segundo o chefe dos bombeiros, isto lhe rendeu diversas críticas por parte da população pelo fato de se destinar tantos homens para o salvamento de um animal. Botes e barcos foram usados no resgate, porém os bombeiros também ficaram encalhados e precisaram de ajuda para sair da água. A equipe levou cerca de quatro horas para concluir a operação.

Após o resgate do cão e dos bombeiros, Panda está se recuperando de sua aventura selvagem sendo tratado com analgésicos e antibióticos. "As pessoas dizem que não existem anjos, mas eles existem sim e eu vi um monte deles no sábado à tarde", disse o dono de Panda.

Fonte:
PETMAG / UOL / NOTÍCIAS

Proposta cria fundo para proteção de animais.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 422/11, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que cria o Fundo Federal de Proteção Animal, destinado a centros municipais de controle de zoonoses, centros de triagens e organismos de proteção e de combate ao tráfico de animais. (02/05/2011)
Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação / Pet Rede.
O projeto obriga toda pessoa física ou jurídica que usa imagem de animal em publicidade comercial a recolher ao Fundo quantia equivalente a 1% do valor da campanha. O Tesouro Nacional fica incumbido de recolher a contribuição e repassá-la ao fundo até o dia 30 de cada mês.

Além disso, o fundo poderá receber recursos: do Orçamento da União; decorrentes de acordos, ajustes, contratos e convênios celebrados com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, do Distrito Federal ou municipal; doados por pessoas físicas ou entidades nacionais e internacionais, públicas ou privadas; e de empréstimos de instituições financeiras nacionais ou internacionais.

Finalidades
As finalidades do fundo são:
- financiar o recolhimento, tratamento e esterilização de animais de rua por centros ou unidades municipais de controle de zoonoses, assegurada a utilização, no caso da esterilização, de técnica que inflija o menor sofrimento possível ao animal;

- financiar os centros de triagem e os organismos de combate ao tráfico e de proteção aos animais.

A destinação dos recursos deverá dividir-se em 50% para os centros de controle de zoonoses e outros 50% para os centros de triagem e os citados organismos.

Saúde pública
Lincoln Portela diz que os cães de rua representam um problema de saúde pública, pois há o risco de transmissão de zoonoses e também de agressão por mordidas, principalmente em crianças.

“Cabe ao serviço público intervir nessas situações com o objetivo primário de preservar a saúde da população”, afirma. Ele sustenta que essa intervenção deve ser conciliada com o bem-estar do animal, em equilíbrio e harmonia.
Segundo o deputado, a cidade de São Paulo eliminou em média de 25 mil a 30 mil cães por ano entre 1997 e 2007. “A captura e a eutanásia geraram despesas aos cofres públicos, mas isso não resolveu o problema da população canina elevada”, observa.
Ele diz que o projeto vai permitir o controle das populações de animais e o controle de zoonoses por meio de programas e políticas públicas, as quais envolvem planejamento, diagnóstico, ações preventivas, controle, monitoramento, avaliação e dedicação permanente.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta: PL-422/2011

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharadahttp://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/proposta-cria-fundo-para-protecao-de-animais/

Projeto prevê multa para mau trato a animais em SP

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação / Pet Rede

Quem for flagrado maltratando animais ou aves pode ser penalizado com multa de até R$ 2 mil em Sorocaba (SP). É o que prevê um projeto de lei que a Câmara começou a discutir hoje. O projeto é polêmico porque inclui entre animais protegidos os pombos domésticos, considerados uma praga na cidade.
Prédios históricos, como o Mercado Municipal e a Catedral metropolitana, têm sistemas antipombos considerados agressivos, como telas com farpas ou choques elétricos. O Serviço de Vigilância em Saúde do município considera os pombos uma praga urbana, como ratos e morcegos.
O projeto inclui ainda a proteção de répteis e anfíbios, o que pode levar uma pessoa a ser multada por matar uma cobra ou enxotar um sapo. Entre os animais protegidos estão gatos, cães, equinos, pássaros e outras aves, considerados fauna urbana não domiciliada.
A medida também protege os animais de produção ou utilidade, como ovinos, bovinos, suínos, muares e caprinos e, ainda, animais domesticados, de estimação ou companhia. Completam a lista as faunas nativa, exótica e de grandes e pequenos primatas. O vereador João Silvestre (PSDB), autor da proposta, disse que, apesar de haver leis federais de proteção aos animais, seu projeto especifica as formas de maus tratos e facilita o enquadramento dos infratores. A aplicação da multa visa a penalizar quem provoca nos animais “privação de necessidades básicas, sofrimento físico, medo, estresse, angústia, patologias ou morte”.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/projeto-preve-multa-para-mau-trato-a-animais-em-sp/

Polícia holandesa terá linha telefônica para socorrer animais.

Na Holanda, disque 112 se você estiver em perigo.
 E 144 se for o seu cão em apuros.
A partir de outubro, os policiais estarão treinados para atender ao chamado, prontos para impor o cumprimento das leis que protegem os mascotes, o gado e os animais silvestres contra abuso, anunciou o governo.

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação

O primeiro país do mundo a eleger um partido de defesa dos direitos dos animais para o Parlamento começará a treinar 125 policiais no mês que vem. Esses oficiais serão “100% dedicados a combater o abuso de animais”, disse o porta-voz do Ministério da Justiça, Job van de Sande.
Os rescrutas serão escolhidos em meio á força policial ordinária, já treinados para combater bandidos armados. O novo número de emergência animal, 144, também será ativado.
A líder do Partido dos Animais, Marianne Thieme, disse, em 2010, que a agência de proteção animal nacional recebe cerca de 8.000 denúncias de abuso ao ano.
Mas a força por trás da criação da polícia animal foi o parlamentar anti-islâmico Geert Wilders, do Partido da Liberdade, que fez campanha por melhores condições de bem-estar para o gado nas eleições do ano passado.
Wilders disse que seu partido pressionou pela criação da nova polícia durante as negociações que levaram à formação do atual governo. Seu partido não é membro da atual administração, mas vem apoiando o governo em algumas votações importantes, em troca de concessões.
“Acreditamos fortemente em penas mais duras para pessoas que maltratam animais, e numa polícia especializada nisso”, disse ele. “O bem-estar animal é uma questão importante para muita gente, e para nós”.
O governo disse que os promotores passarão a pedir penas mais duras para as pessoas condenadas de abuso de animais.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada