quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cães velhinhos também podem ser adestrados?

Por Equipe Cão Cidadão

Foto: Arquivo Pessoal

Ao contrário do que muitos imaginam, cães mais velhos também são capazes de aprender comandos e truques novos. Isto porque não há uma idade determinada para que o cérebro bloqueie os aprendizados.
É verdade que alguns hábitos adquiridos pelo cão durante toda a sua vida são mais difíceis de serem modificados, mas o cão é um animal com grande facilidade de adaptação às novas regras. O método de adestramento através de reforço positivo é um fator que estimula muito o aprendizado do cão idoso.
De qualquer forma, por se tratar de um cão velhinho, devemos respeitar algumas limitações e necessidades especiais: os cães mais velhos tendem a ficar mais dorminhocos e lentos, menos alertas, às vezes demoram para responder a um comando (audição enfraquecida), além da capacidade de visão e olfato reduzidas.
Procure sempre a ajuda e acompanhamento de um veterinário, pois além destes exemplos citados acima, há outros problemas e doenças que podem aparecer durante a velhice, como a redução do apetite, perda de dentes e inflamações na gengiva, incontinência urinária, artrite, mau funcionamento dos rins, etc.
Outro cuidado que devemos ter com o cão idoso é o controle do peso. Como em seres humanos, a obesidade é um problema que pode trazer muitas consequências e é muito frequente entre os cães mais velhos, devido a uma vida menos ativa, queimando menos calorias. Peso corpóreo extra pode causar ou piorar os problemas de saúde.
Para evitar este problema, podemos oferecer uma alimentação controlada com rações especiais, contendo suplementos – o ideal é fazer a prevenção com uma dieta anti-idade.
É importante também a prática de passeios diários com o seu cão, sempre respeitando o seu ritmo e limite, sem muitos esforços.
Portanto, cuide bem do seu amigo velhinho e ensine a ele sempre algo novo!
---
Texto: Tatiana Piancastelli (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido



Fonte:
noticias.r7.com/blogs/dr-pet
Link:
http://noticias.r7.com/blogs/dr-pet/2011/06/28/caes-velhinhos-tambem-podem-ser-adestrados/

Saiba como superar a perda de seu cãozinho

Muitos donos se sentem melhor ao procurar por um crematório 
 exclusivo de animais
Do Aldeia News

Para muitos, a perda de um animal de estimação é tão dolorosa quanto a de qualquer pessoa querida. Mas há algumas coisas que podem ser feitas para superar ou amenizar a tristeza.

Quando os animais morrem, geralmente eles são levados a crematórios públicos, o que pode ser de cortar o coração.

Hoje em dia, porém, já é possível garantir um enterro digno do amor que os bichinhos de estimação nos dão.

Além dos cemitérios especializados, existem também os crematórios. Em lugares assim, ficam as cinzas e memórias dos nossos melhores amigos, junto com fotos, brinquedos e pertences do bichinho que se foi.

Saiba mais no vídeo abaixo:
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/saiba-como-superar-a-perda-de-seu-caozinho-20110627.html?question=0

Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias
Link:
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/saiba-como-superar-a-perda-de-seu-caozinho-20110627.html?question=0

Cadela chihuahua vira pastora de ovelhas na Inglaterra

Nancy chegou a abrigo de cães e gatos com uma grave doença de pele.
Cadela de 1 quilo persegue ovelhas que têm várias vezes seu tamanho.  

Uma cadela chihuahua que chegou a um abrigo para cães e gatos na Inglaterra com uma grave doença de pele surpreendeu os empregados ao se transformar numa eficiente pastora de ovelhas, perseguindo animais que têm várias vezes o seu tamanho.

A ação de Nancy foi filmada pelos funcionários do Battersea Dogs e Home Cats e postada no Youtube (clique aqui para ver). Segundo o abrigo, a chihuahua chegou ao local há cerca de dois anos e estava tão debilitada que teve de ser alimentada pela mão por um funcionário. A cadela agora pesa cerca de 1 quilo.


A chihuahua Nancy ao lado de um cão Border Collie, mais utilizado para pastorar ovelhas 
(Foto: Battersea Dogs and Cats Home / AP)

Fonte:
Globo.com/G1/PlanetaBizarro?notícia
Link: