sábado, 17 de março de 2012

Tailandês recupera cão roubado para virar comida de gente

Animal havia fugido depois de assustar com fogos de artifício
Tao Tao e seu dono
O tailandês Sompong Lertjitcharoenboon já havia desistido de reencontrar o pet Tao Tao,  
quando o viu na televisão, a caminho de virar almoço no Vietnã
BBC

Um tailandês que havia perdido seu cão no ano passado recuperou o animal depois de vê-lo na televisão em uma reportagem sobre bichos de estimação levados para o Vietnã para virarem comida.

Sompong Lertjitcharoenboon havia perdido o cão, chamado Tao Tao, durante um show de fogos de artifícios, evento que teria assustado seu pet.

Lertjitcharoenboon já havia quase desistido de reencontrar Tao Tao, quando viu uma reportagem na televisão sobre a apreensão de um caminhão que transportava 800 cachorros na fronteira entre a Tailândia e o Laos.

Uma das imagens mostrou seu cachorrinho em uma pequena gaiola.

Comida
O roubo de cães tem se tornado comum na Tailândia. Os animais são levados clandestinamente a países vizinhos, onde a carne canina é parte da culinária. China e Vietnã são os principais destinos.

Com a proximidade do Ano-Novo chinês, no fim de janeiro último, a demanda por carne canina aumentou bastante, já que a iguaria é bastante popular em banquetes festivos.

O governo da Tailândia montou um abrigo na cidade de Buriram para receber os animais que são apreendidos. Em apenas seis meses, dois mil cães já estão no local. Até agora, Tao Tao foi o único que voltou ao seu dono original.

As autoridades estimam que 25% dos cães no abrigo são roubados. Os demais seriam animais de rua que foram recolhidos pelos contrabandistas.

A Tailândia tem dificuldade de enfrentar esse tipo de negócio. Roubar bichos de estimação e transportá-los para outro país são crimes segundo a lei, mas recolher cães da rua e praticar crueldade contra animais não são considerados infrações.

Um cachorro pode ser vendido por até cerca de R$ 60 na China e no Vietnã. Cães com pelo mais escuro são mais visados pelos ladrões, pois se acredita que sua carne seja superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário