Exercícios
Antes de ter um cachorro, procure conhecer as habilidades da raça. Geralmente, cães de caça são mais enérgicos e vão precisar de longas caminhadas até se sentirem cansados. Caso contrário, virarão sua casa de cabeça para baixo. Mas, atenção, é sempre bom consultar um veterinário para não exagerar na malhação. Prefira horários frescos e não se esqueça de hidratá-lo antes, durante e depois dos exercícios.
Disciplina
Por mais que contrate um profissional para auxiliá-lo, a responsabilidade pelo adestramento é exclusivamente sua. Se, durante o processo, for necessário recorrer algumas vezes às palmadas, saiba o momento correto de aplicá-las. “O cachorro sai correndo e, quando volta, você bate. Assim, ele vai entender que voltar é errado”, exemplifica Wagner. Para dominar o assunto, consulte profissionais, sites e livros especializados. Lembre-se: assim como acontece com os seres humanos, sempre é tempo de aprender.
Afeto
“O carinho não pode ser a premissa, deve ser a consequência”, alerta o consultor. Ou seja, se o cachorro se comportou bem durante o passeio, agrade-o na volta, mas cuidado para não mimá-lo demais. “Se deixá-lo dormir em sua cama, ele poderá se considerar no mesmo nível hierárquico que você”, compara. Por isso, imponha limites e deixe claro, desde o início, quem é o líder.
O Angá é um cão de 11 anos da raça Cane Corso. Ele está no sofá sim, mas só porque seu dono, o consultor de adestramento Wagner Ávila, deixou.
Texto Adriana Fricelli | Foto Sidney Doll | Produção Andressa Alves | Ambientação Futon Company
Fonte:
R7.portaldecoracao.com.br/decoracao/Portugues
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário