quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Como evitar latidos em excesso?

Por Equipe Cão Cidadão
É muito comum a equipe da Cão Cidadão receber ligações e e-mails com pedidos de ajuda, para solucionar problemas de latidos em excesso, principalmente quando os proprietários dos cães moram em apartamento e recebem notificações e até multas do condomínio.

Cães costumam se expressar de diversas maneiras, mas o cão que late em demasia prejudica aos humanos e a ele próprio, pois quanto mais late, mais ansioso se torna, gerando estresse.

Em primeiro lugar, precisamos identificar a causa dos latidos e para isso, seguem algumas dicas:
- Cães são animais sociais, portanto, gostam de companhia, do convívio familiar. Se estiverem afastados, provavelmente irão apresentar algum problema comportamental e o latido é um deles.
- A prática de exercícios e atividades (inclusive brincadeiras aeróbicas), assim como o adestramento diminuem a ansiedade do cão, pois provocam relaxamento mental e físico, atuando como se fosse um antidepressivo.
- Sem querer, nós humanos treinamos os nossos cães a lati mais. Isso porque sempre que ele quer uma comida e late, nos rendemos e oferecemos, ou sempre que ele quer a bolinha embaixo do sofá e late, nós pegamos, ou sempre que quer atenção e late, nós o acariciamos. Com o tempo, o cão percebe que sempre consegue o que deseja latindo, então se o seu pedido demorar para ser atendido, nas próximas vezes ele certamente irá latir mais alto!

Procure criar comportamentos comunicativos através dos comandos, para que o seu cão se expresse sem latir.
No caso dos latidos em excesso as ferramentas de broncas podem ser utilizadas, mas sempre respeitando o timing, isto é, no momento certo, para que o cão entenda que aquele comportamento é errado. Procure a orientação de um adestrador ou consultor comportamental, para adequar a melhor bronca à situação, principalmente se tiver mais de um cão na casa.

E não se esqueça da dica mais importante: sempre recompense o seu cão quando tiver bons comportamentos; provoque a situação que o faria latir e se ele acertar (não latir), dê-lhe muito petisco e carinho!

Texto: Tatiana Piancastelli (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Fonte:
Noticias.r7.com/blogs/dr-pet
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário